palestrante guilherme machado, israel degasperi, mariana ferronato, marcel sampaio e guru do corretor
Mercado Imobiliário

Conecta Imobi – VivaReal cria evento focado em marketing imobiliário

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O mercado imobiliário estava carente de bons eventos de marketing digital focado para o segmento imobiliário. E o portal VivaReal saiu na frente identificando esta necessidade e organizando o Conecta Imobi. Fui no período da tarde ontem no evento e fiquei surpreso em ver a quantidade de profissionais do mercado e influenciadores, principalmente de fora da cidade e do estado. Segundo a organização do evento cerca de 2200 inscritos de 22 estados, tanto para assistir o evento presencial aqui em SP, quanto para a transmissão ao vivo pela web.

A escolha dos temas e palestrantes na minha opinião foi muito boa, pois trouxe desde especialistas do mercado com dicas práticas que podem ser feitas no dia seguinte pelos corretores, donos de imobiliárias e representantes de incorporadoras e construtoras. Citando o palestrante mais aplaudido da tarde, Gil Giardeli, você é o que você compartilha. Por isso estou aqui, passando todo o conhecimento que o evento passou para os profissionais.

As palestras da tarde começaram com o Diego Simon, vice-presidente de marketing corporativo e co-fundador do VivaReal explicando a importância de você anunciar em portais imobiliários e principalmente dos cuidados com relação as métricas que você deve ter. Segundo ele, o VivaReal possui cerca 6 milhões de visitas por mês. Simon, ressalta também na importância de verificar algumas métricas, pois segundo ele, alguns portais consideram pageviews para cada foto que o usuário visualiza no site, ou cada vez que muda o filtro numa busca por imóveis, inflando assim o número de visualizações. A dica de ouro é sempre procurar pagar por contatos recebidos!

Como disse anteriormente, o palestrante que fez mais sucesso no período da tarde foi Gil Giardeli, professor e entusiasta da cultura em rede. Gil chegou a ser aplaudido de pé pelo auditório lotado. A importância de se compartilhar conhecimento é a base da palestra do Gil, que mostra diversos vídeos e cases onde pessoas colaborando conseguem vencer causa quase impossíveis, como controlar o Câncer em uma menina. Segundo Gil Giardeli ninguém é mais inteligente do que um grupo de pessoas juntas, pensando em uma solução. Para o mercado imobiliário Gil apresentou um vídeo onde o mobiliário urbano na cidade de Nova Yorque está conectado a internet e conversa com você através de mensagens nas redes sociais. Além disso, várias redes sociais foram apresentadas e a loucura em que o mundo vive hoje em dia sempre para estar mais conectado. O que nem sempre é bom. Gil alerta para as pessoas se beneficiarem das tecnologias para se aproximarem das pessoas, inclusive por empresas. E estas empresas precisam saber a maneira de se relacionar e principalmente respeitar seu consumidor. Nada de deixar cliente esperando no telefone para ser atendido, ou sem resposta em uma rede social. As pessoas são sociais e querem agilidade e a empresa que quiser surfar na onda da internet e não entender isso, está fadada ao fracasso. Para finalizar, Gil Giardeli amarrou todos esses tópicos apelando para o sentimento de generosidade das pessoas e citou o projeto que eu já conhecia que respeito muito, o Teto, onde estudantes voluntários constroem casas para pessoas carentes e desabrigadas. Merece aqui o link para o projeto.

O próximo palestrante veio de novo, confirmar o que todos os palestrantes já vinham dizendo. As pessoas estão mais conectadas e com isso o comportamento das pessoas está mudando. Leonardo Assis deu um dado impressionante, menos de 10% das pessoas hoje usa o Jornal para decidir sobre a compra de um produto. E a pergunta que deixou o auditório em silêncio foi: Porque vocês ainda estão investindo quase 90% da verba de vocês em mídia tradicional?

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Assis é profissional de novos negócios do Google e apresentou dados sobre o comportamento das pessoas no processo de pesquisa para a procura de um imóvel. O projeto se chama Think Real State e acontece a cada 2 anos. Os números do Think Real State são impressionantes: 500 milhões de buscas por imóveis no Google; 70 milhões de usuários acessando internet de dispositivos móveis; 13,5 milhões de pessoas acessando sites e portais imobiliários; Apenas 5% das pesquisas no Google são pelo nome da construtora ou incorporadora; Isso significa que 95% das pessoas pesquisam termos mais genéricos no Google para encontrar imóveis.

E por isso eu faço aqui um adendo, como profissional de marketing digital com bastante experiência no mercado imobiliário: Você corretor de imóveis precisa falar de bairros, das vantagens em escolher um bairro ou outro para morar, o fácil acesso ao transporte público, lazer e segurança. Com isso você vai gerar informação que as pessoas pesquisam no Google e vai aparecer com seu blog, provavelmente na frente de construtoras e imobiliárias que não realizam este tipo de trabalho.

Para finalizar Assis falou que 71% das pessoas pesquisaram em um site antes de comprar um imóvel e o comportamento é o seguinte: 5,6 buscas por imóveis, 5 sites visitados, 4,1 visitas físicas ao estande, e 2,6 imóveis negociados até fechar o negócio. Outra informação muito importante é que 64% das pessoas pesquisam no youtube para informações de imóveis. O Youtube tem mais audiência que todos os canais pagos da TV e é o 3º canal de TV mais popular, só perdendo em audiência para a Globo e Record.

Lucas Vargas foi o penúltimo palestrante da tarde e mostrou as principais inovações que o mercado imobiliário lá fora está usando, já há algum tempo. Drones para filmar bairros inteiros com vista de cima privilegiada, e evolução do canteiro de obras. Um robô chamado Double, que é usado para visitas remotas aos decorados, onde o visitante controla o robô que anda dentro do apartamento por um app instalado no seu smartphone ou tablet podendo estar em outra cidade, estado ou até país. E por último foi demonstrado rapidamente no palco o Google Glass, que é uma das maiores tendências para o futuro, onde iremos usar roupas ou acessórios que estarão conectados a internet.

Veja o vídeo do aplicativo feito pelo Trulia, portal imobiliário americano para o Google Glass.

Bom, como disse a escolha dos palestrantes e temas foi perfeita. Depois de toda esta informação e aplicações futurísticas veio a gerente de marketing corporativo do VivaReal e também blogueira com foco no mercado imobiliário Mariana Ferronato.

Ela apresentou dicas práticas, baratas e eficientes em atrair mais contatos mas alertou, que os corretores de imóveis estão focando em conseguir mais contatos mas não estão dando conta de atender todos os seus clientes. Segundo Mariana, 71% das pessoas afirmam já terem entrado em contato com uma imobiliária ou corretor e não serem respondidos. A pesquisa foi realizada por ela.  As dicas da Mariana para conseguir mais leads são: Crie Landing Pages com um formulário de contato simples para quem busca por um imóvel poder deixar seus contatos para saber mais sobre um imóvel. Coloque uma ferramenta para que as pessoas possam simular o financiamento em seu próprio site, sem ter que ir para o site do banco onde você perde a oportunidade de captar o contato dele. Fazer bons anúncios com fotos de qualidade e disponibilizar outras formas de contato também são dicas importantes, segundo a Mariana.

Para encerrar este post e o evento com chave de ouro o meu amigo Guilherme Machado. O cara é um show man e deu várias dicas preciosas para os corretores e as imobiliárias usarem para o lançamento de imóveis. Guilherme reforçou o cuidado que o corretor deve ter em não se informar sobre o produto que irá vender:

 “Ninguém gosta do que não conhece. Ninguém informa o que não sabe. Ninguém luta por aquilo que não sabe o que é.” 

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Além destas dicas Guilherme Machado falou da importância da postura do corretor e da vontade que ele tem para sair para os plantões. Guilherme ainda abordou um tema bem polêmico indiretamente, a bolha imobiliária. Segundo o consultor, palestrante e principalmente corretor, Guilherme Machado afirma que o mercado de imobiliário está aquecido e comprador. Se você não está percebendo isso provavelmente suas ações para o lançamento do seu produto não está surpreendendo seu consumidor. Será que sua comunicação não está exatamente igual ao que todos os outros estão fazendo?

A dica de ouro do último palestrante do #conectaimobi é: viva o sonho do seu cliente.

Entenda o que ele quer, entenda o perfil dele e foque suas ações em cada tipo de cliente. Foque em relacionamento!

Saí muito satisfeito do evento, principalmente por ter reencontrado alguns profissionais do mercado imobiliário e conversar com corretores e profissionais de marketing especializados neste segmento. Que venha o próximo evento e parabéns pela inciativa VivaReal.

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