sobrado
Mercado Imobiliário

Conheça as vantagens de comprar um sobrado

sobrado

Na hora de escolher um imóvel, todos têm suas preferências e dúvidas. Comprar um sobrado, casa ou apartamento? Seja ele qual for, cada um dos estilos de residência tem suas vantagens e desvantagens particulares. O sobrado é a alternativa perfeita para as pessoas que buscam espaço, privacidade, liberdade e não querem ter uma imensidão de vizinhos.

Privacidade

Uma das principais vantagens de morar em um sobrado é o fato de ficar tranquilo em casa, geralmente sem ser observado ou incomodado, além de ter ainda mais liberdade, se comparada à vida em um apartamento ou condomínio de casas. Essa autonomia também se encaixa muito bem na vida das pessoas que desejam criar animais grandes.

 

Outra vantagem do sobrado é que a privacidade não se engloba apenas ao ambiente exterior, mas também dentro da casa. Em famílias maiores, por exemplo, existem momentos em que cada um quer ficar em um canto, fazendo uma atividade diferente, como ler, ouvir música ou ver um filme, o que pode ficar mais complicado em uma casa pequena.

Espaço

Outro ponto visível de comprar um sobrado é o espaço que esse imóvel oferece. Ao expandir verticalmente, o sobrado pode ter seu espaço útil dobrado. Ao invés de ter, por exemplo, 75 m², divididos entre uma sala, um quarto, um banheiro e uma cozinha, a planta da casa pode aumentar para uma sala, cozinha e quartos com mais 75 m².

 

Esse espaço extra permite que a residência tenha cômodos diferentes, que não eram possíveis em um imóvel pequeno, como por exemplo escritório, biblioteca, suíte ou até uma varanda para receber a família e os amigos.

Charme

Ter uma casa grande pode não ser a melhor alternativa para quem tem uma vida agitada e deseja mais praticidade no dia a dia. Já para quem busca charme, estilo e liberdade, o sobrado é uma excelente opção. Pessoas que curtem ambientes com “ar vintage”, essa é uma boa pedida, mesmo que a construção uma hora ou outra passe por uma reforma no interior, que traga um toque de modernidade.

Luz natural e ventilação

Por serem altos, os sobrados costumam receber mais ventilação e luz natural que uma casa térrea, por exemplo. Assim, os moradores não sofrem tanto com o calor nas estações mais quentes, nem ficam dependentes de ar-condicionado para garantir conforto climático.

 

A iluminação natural também é uma vantagem nesse tipo de imóvel. Isso porque, a captação de luz é maior em construções mais altas. A vantagem disso é poder economizar na conta de energia e investir na sustentabilidade.

Preço de venda

Se por um acaso surgir o desejo de vender o imóvel, este tipo de domicílio costuma apresentar um bom preço para venda. Isso porque o sobrado é uma construção maior e tem características específicas.

 

Como falado anteriormente, o espaço e a liberdade são maiores para quem habita nesse tipo de domicílio. O proprietário tem maior possibilidade de customização e o valor agregado no edifício é mais alto. Consequentemente, o preço será maior na hora da venda.

 

Para conseguir um valor interessante, é importante ter cuidado para conservar o imóvel, principalmente o telhado e a parte interna, como sistema de encanamento, fiação e afins. Tendo isso em ordem, uma boa pintura pode fazer seu imóvel se valorizar.

Rentabilidade

Quem tem um sobrado pode investir no cômodo e torná-lo dois em um. Em tempos de crise, ou quando quiser ganhar uma renda extra, é possível cogitar a hipótese de alugar o domicílio. Quem não quiser sair de casa para liberar o sobrado inteiro para o aluguel, pode dividir os andares ou ambientes e comercializar a parte que não usa.

 

Colocando uma escada na parte exterior, por exemplo, é possível ter um inquilino na parte de cima do imóvel, sem grande perda de privacidade. O sobrado também pode ser transformado em uma república, já que esse tipo de imóvel também é perfeito para abrigar estudantes e ter diversos quartos.

Viu quantas vantagens existem ao comprar um sobrado?

Se você ainda tem dúvidas ou deseja compartilhar sua experiência com um sobrado, deixe um comentário para nós.

Você pode gostar de ler também...

2 Comments

  1. Avatar

    Gostei do artigo. Eu nunca era a favor de sobrados, mas este artigo me fez rever meus conceitos.

    Obrigado e parabéns pelo conteúdo!

    1. Avatar
      Redação Lopes says:

      Obrigada por nos acompanhar.

      😀

Comments are closed.