Mercado Imobiliário

Entrevista com Ricardo Bezerra, diretor executivo e sócio da Lopes Immobilis

Graduado em direito, com talento para o marketing e para a comunicação empresarial, além de conhecimento em construções, Ricardo Bezerra tornou-se nome de referência no mercado imobiliário nacional. Recentemente foi premiado como Personalidade do Ano na primeira edição do Prêmio Condomínios 2017.

Confira nossa entrevista com o diretor executivo e sócio da Lopes Immobilis.

ricardo bezerra

 

1.   Como começou sua história no Mercado Imobiliário?

R: Minha história no mercado imobiliário é interessante e complexa. Comecei ainda jovem demais (19 anos) terminado a Faculdade de Direito, em 1989. Após uma mudança drástica nos rumos do meu futuro profissional, decidi ser Corretor de Imóveis, tendo fundado a minha empresa, a IMMOBILIS, logo após minha formatura, em 1990. No começo tudo foi muito difícil, mas com muito empenho e dedicação conseguimos nos transformar na Maior empresa de Intermediações imobiliárias do Ceará, detentora do maior Mkt Share dos lançamentos Imobiliários de Fortaleza, em pouco mais de 10 anos. Em 2008 vendi 60% dos ativos da IMMOBILIS à LOPES, nascendo aí a LOPES IMMOBILIS, hoje considerada a maior Imobiliária do Norte/Nordeste do Brasil. Sempre a frente da Concorrência e com uma proatividade inigualável no país, nós criamos e desenvolvemos um método infalível para potencializarmos nossas vendas, mesmo em tempos de instabilidade política e econômica e de ALTOS ESTOQUES, que foi aliarmos a MIDIA com a OFERTA-ATIVA. Hoje nós temos uma presença maciça na mídia impressa (Jornais), no RÁDIO (onde temos programas próprios e anunciamos todas as nossas ações de forma muito forte) e no meio DIGITAL. Assim, com este portfolio e com muita ação e criatividade, temos conseguido nos manter FIRMES na liderança regional e até superado players estrutural e historicamente maiores do que nós em estados mais ricos da federação.

 

2.   Como foi para você ser premiado como “Personalidade do Ano”, na primeira edição do Prêmio Condomínios 2017?

R: Foi uma grande honra, uma vez que se trata da primeira Edição de um prêmio com uma representatividade muito grande, pois engloba as principais empresas do setor, responsáveis pela administração de nada menos do que cerca de 1700 Condomínios, o que equivale a aproximadamente 800 Mil pessoas, mais de 1/3 da população de Fortaleza. Fiquei, confesso, muito lisonjeado com este reconhecimento que só vem a atestar que estamos fazendo a coisa certa, decentemente e com SUCESSO.

 

3.   Qual avaliação você faz do mercado imobiliário nesse ano?

R:  2017 não foi um ano fácil, assim como não foram fáceis os anos anteriores, pós “booom imobiliário” de 2013. Todos os setores da economia nacional, indistintamente, sofreram com o esfriamento da Economia, com o desemprego e principalmente, com a elevada taxa de Juros. Porém, foi justamente este ano (2017) que marcou o que chamo de GRANDE VIRADA, onde a trajetória ascendente dos JUROS e da INFLAÇÃO foi revertida, fazendo com que estejamos terminado o ano com uma das menores Taxas Histórias da SELIC, na base de 7%. Outrossim, finalizamos o ano com um VGV INTERMEDIADO maior do que 2016 e, consequentemente, com um Lucro maior. Também, melhoramos sobremaneira nossos processos administrativos, com substancial redução de custos e otimização desses mesmos processos. Em resumo: Hoje estamos melhores do que estivemos no passado, em todos os sentidos, e plenamente preparados para entrar, novamente, no ciclo virtuoso da retomada econômica.

 

4.   Quais suas expectativas para o mercado em 2018?

R:  Certamente será um ano AINDA MELHOR para todos, não somente para o mercado imobiliário. Será um ano ESPECIAL onde já iniciamos com BAIXA INFLAÇÃO e BAIXA TAXA DE JUROS e ainda, com viés de queda! O crédito, por seu turno, tende a ser menos seletivo pois os bancos serão obrigados a emprestar mais, fazendo com que o dinheiro passe a circular na economia. Com efeito, repito, todos os setores econômicos serão beneficiados, onde as pessoas comprarão mais e o país voltará a crescer. Creio, com sinceridade, que 2018 será um GRANDE ANO PARA NÓS e para o Brasil.

 

5.    A Rede Lopes não para de crescer. Qual conselho você daria para os novos franqueados da Lopes?

R:  Em todos os negócios, em tudo o que qualquer pessoa faz na vida, deve haver três coisas básicas: TRABALHO ÁRDUO, CONHECIMENTO e DETERMINAÇÃO! Em outras palavras: Para se ter sucesso nos seus negócios e na vida, o sujeito tem que “SUAR A CAMISA’, acordar mais cedo e dormir mais tarde do que os concorrentes, tem que buscar as melhores práticas, os melhores processos e realmente CONHECER O SEU “BUSINESS’ e, fechando tudo, ter FÉ, CORAGEM, RESILIÊNCIA e PROATIVIDADE. Deve fazer acontecer, ao invés de VER ACONTECER! Eu digo e repito: O mercado Imobiliário é o melhor, é primeira necessidade e, ao mesmo tempo, é o BEM MAIS PRECIOSO QUE EXISTE para uma pessoa e para uma família. Nossa “mercadoria’ não é perecível e é preciosa, desejada pela sociedade. Nosso negócio, o imobiliário, é, repito, O MELHOR DA ECONOMIA. Portanto, é trabalhar forte e seguir em frente!

 

6.   Considerações finais.

R:  Eu gostaria de reiterar o que sempre digo: É um privilégio poder compartilhar a marca LOPES, sinônimo de RESPEITO, SUCESSO e TRADIÇÃO. São pouquíssimas as empresas no mundo que têm mais de 80 anos. E a LOPES é uma delas. Ninguém tem tanta longevidade, especialmente num país complexo (para dizer o mínimo!) como o Brasil, sem ser COMPETENTE , PROATIVO e HONESTO ! Assim é a LOPES e é assim que nós devemos ser também. Vamos em frente!

Você pode gostar de ler também...