estudo sobre anuário da lopes revela dados do mercado de imóveis no brasil
Mercado Imobiliário

Lopes lança estudo sobre mercado imobiliário no Brasil

Estudo da Lopes sobre o mercado de imóveis no brasil

A Lopes, maior empresa brasileira de consultoria de imóveis, realizou um estudo com base nos resultados obtidos nas negociações imobiliárias no ano de 2013 e desenvolveu o Anuário do Mercado Imobiliário Brasileiro, um documento que traça o perfil de imóveis em diversas regiões do país e contribui para que seja criada uma perspectiva em relação ao ano de 2014 para o segmento nacional de imóveis.

Analisando diversas praças, pode-se perceber que o ano que se findou representou um cenário bastante positivo para o Brasil, o VGV nacional aumentou 13% em relação ao ano anterior e chegou às margens de R$ 90 bilhões.

Mercado imobiliário em São Paulo

São Paulo se caracterizou como a praça mais importante para o mercado imobiliário nacional. A capital paulista e sua região metropolitana são responsáveis por R$ 33,3 bilhões do VGV, recebeu 497 empreendimentos, sendo 423 imóveis residenciais, 60 prédios comerciais e 14 edificações hoteleiras. Juntas elas somam 68.749 unidades, divididas em 741 torres.

Rio de Janeiro é segunda região mais influente no mercado imobiliário

É na capital carioca onde o VGV chega a R$ 12,9 bilhões, segunda margem mais alta adquirida nas negociações imobiliárias em 2013. A capital carioca teve aumento nos índices de vendas enquanto as cidades da região metropolitana tiveram leve queda, cenário que foi invertido em relação aos últimos anos e provocou a divisão concentrada dos 206 empreendimentos e 28.581 unidades.

Porto Alegre ainda é uma das praças mais importantes para o mercado imobiliário

A capital gaúcha caiu duas posições no ranking das localizações mais influentes do Brasil e é considerada a 7ª principal cidade para o mercado imobiliário. A região teve aumento nas vendas de imóveis comerciais, que representaram 12 dos 59 empreendimentos edificados e concentrou R$ 2,5 bilhões do VGV nacional.

são paulo, rio de janeiro e porto alegre são praças importantes no mercado imobiliário nacional

Analisando um total de 134 municípios onde ocorreram lançamentos em 2013 foi somado o número de 1.579 empreendimentos e 196 mil unidades, destas, 79% são caracterizadas como imóveis residenciais. Houve um aumento expressivo no número de unidades hoteleiras lançadas no último ano no Brasil, onde o salto foi de 30 empreendimentos para 56 e as principais razões deste impulso estão nos grandes eventos que acontecem no Brasil: a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

A análise também consiste no perfil do consumidor de imóveis no Brasil. Com o passar dos anos as famílias mais robustas estão dando espaço aos solteiros ou jovens casais sem filhos e as taxas de desemprego menores e menos instáveis no país garantem que o mercado imobiliário continue caminhando em linha crescente.

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Carlos Unger

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