Mercado Imobiliário

Fiador profissional é seguro?

fiador

Diante da dificuldade em conseguir um fiador para fechar o contrato de aluguel, futuros inquilinos têm recorrido a uma prática cada vez mais comum: o fiador de aluguel.

O “fiador profissional” se oferece para fornecer as garantias exigidas para que o negócio seja fechado. Entretanto, essa prática pode causar problemas tanto para o inquilino quanto para o locador do imóvel.

+ O imóvel dos seus sonhos está aqui. Clique e confira!

Pois segundo Lei do Inquilinato, o proprietário do imóvel tem o direito de exigir uma garantia nas locações: fiador, seguro fiança, caução, etc.

Mas existem fiadores que cobram para serem fiadores. Na realidade praticam estelionato. Compram um imóvel e fazem o registro em seu nome.

Montam um kit com os documentos que as imobiliárias geralmente exigem dos fiadores. Anunciam seus “serviços” e em poucas semanas cobram de dezenas de inquilinos valores para serem seus “fiadores” arrecadando assim uma quantia considerável.

Por estarem praticando um crime, rapidamente vendem o imóvel que era apresentado como garantia de todas as locações e desaparecem.

Caso o inquilino deixe de pagar o aluguel o golpe acaba sendo descoberto, e ele poderá responder criminalmente pelo golpe. Outro aspecto do golpe é a utilização de um imóvel como garantia para diversos contratos de locação diferentes.

O inquilino perde porque fica sem fiador e precisa apresentar outra garantia. No fim perde o dinheiro que deu ao estelionatário.

O proprietário perde porque seu contrato fica sem garantia e, caso o inquilino não apresente outra, pode ser necessária uma ação judicial uma vez que ao inquilino já foi dada a posse do imóvel.

Para evitar esses falsos fiadores, locador e locatário podem seguir algumas regras:

  • Antes de contratar ou aceitar o fiador, faça uma pesquisa do seu CPF em órgãos de proteção ao crédito como SPC, Serasa.
  • Exija sempre os originais dos documentos fornecidos pelo possível fiador, para evitar cópias com autenticação falsa
  • A utilização de uma administradora de imóveis como intermediária no negócio pode ser uma garantia de recebimento do dinheiro a mais no caso de problemas futuros com o inquilino

Confira outras dicas:

[+] Terreno é um bom investimento?

[+] 5 formas de começar a investir no mercado imobiliário

[+] 3 opções para investir no setor imobiliário

Você pode gostar de ler também...