Dia Internacional da Mulher
Mercado Imobiliário

Dia Internacional da Mulher: a importância da mulher no mercado imobiliário

As mulheres são imponentes, poderosas e importantes não somente no dia em que são celebradas, mas sempre. Inclusive na hora de negociar um imóvel. Como homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Blog da Lopes resolveu falar do que mais entende e mostrar como as mulheres se saem no mercado imobiliário.

Entenda por que as mulheres são tão importantes no processo de compra e venda de imóveis

Dia Internacional da Mulher

A grande maioria das mulheres parece ter uma vocação natural com as compras, desde os materiais mais ordinários, como bolsas e sapatos, até itens extremamente importantes, como uma casa. Elas são conhecidas por gostarem do processo de compra – não sentirem que é uma obrigação – e também pelo fato de serem pesquisadoras natas. Foi comprovado que elas pesquisam mais e se caracterizam por serem mais pacientes que os homens. Para se ter uma ideia: em 2012, nos Estados Unidos, as mulheres controlavam ou influenciavam mais de 70% dos gastos de consumo do país.

Geralmente, os fatores que levam elas a comprarem uma propriedade são mais subjetivos e emocionais. Para elas a busca segue um jeito criterioso e característico: os detalhes são muito importantes. Pode ter certeza que ela estará de olho no valor, na metragem, no número de cômodos e na quantidade de armários, assim como nos acabamentos (qualidade do piso, revestimento, conservação da pintura) e em questões de mobilidade, segurança e lazer.

Outros comportamentos, entretanto, são bastante observáveis: o primeiro contato com a propriedade é feito pelas mulheres. Quando elas levam os filhos e os parentes para uma segunda visita significa que o imóvel foi bem aceito e que a chance de fechar o negócio é grande. Em outras palavras, a opinião delas é de grande valia e houve um ganho de poder de voz e decisão.

Dia Internacional da Mulher

As mulheres também têm sido destaque no que diz respeito à liberação de crédito imobiliário e financiamento. Segundo a Caixa Econômica Federal, em 2014, elas representavam 37% dos contratos de financiamento concedidos pelo banco. A participação delas está vinculada ao complemento da renda familiar, do marido ou do investimento próprio. O número de mulheres que comandam os lares aumenta a cada ano, comprovando o que foi dito.

Pensando nesse cenário todo, as construtoras estão, cada vez mais, investindo em ambientes destinados a elas. Hoje é muito comum encontrar em grandes empreendimentos espaços de beleza, dança, ioga, massagem, pilates e spa. O que antes era opcional se tornou um item decisivo para as incorporadoras: é necessário ter um área fitness e de banho (ofurô, banheira, saunas secas e a vapor).

Você pode gostar de ler também...