Mais crédito à baixa renda em SP com o FGH
Mercado Imobiliário

Mais crédito à baixa renda em SP com o FGH

Boa notícia para as populações de baixa e baixíssima renda das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Santos.

Com a criação do Fundo Garantidor Habitacional (FGH) pela Secretaria Estadual da Habitação, no fim de janeiro, o governo do estado de São Paulo espera estimular as construtoras a investir em empreendimentos voltados a famílias com rendimentos de até cinco salários mínimos.

O papel do Fundo Garantidor é assumir, junto aos bancos, os riscos do financiamento a camada mais baixa da população.

Ao mesmo tempo, ele busca aumentar a liquidez para estimular investimentos em empreendimentos voltados à baixa renda. Objetivamente, funciona da seguinte forma:

1 – Famílias beneficiadas pelo FGH obtêm financiamento junto aos bancos para a compra de um imóvel;

2 – Em caso de inadimplência, aplicam-se as mesmas penalidades do empréstimo comum, como o pagamento de multas e a retomada do bem;

3 – Entretanto, ao invés de o banco ficar com o imóvel retomado (como normalmente acontece), o Estado é que fica, e pode repassá-lo a outra família necessitada;

4 – O banco, por sua vez, recebe do Fundo o dinheiro equivalente ao empréstimo feito.

“A iniciativa privada tem dinheiro e sabe construir melhor que nós. No lugar de construirmos uma casa só, queremos usar o mesmo dinheiro de forma inteligente e alavancar a construção de quatro casas”,

afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo o secretário do Estado da Habitação, Lair Krähenbühl. A expectativa do governo é estimular a construção de até 20 mil moradias populares.

O FGH deve beneficiar também famílias com renda superior a cinco salários mínimos, mas que possuem restrições de crédito que inviabilizam o empréstimo tradicional.

Quando o Fundo entrar em operação em caráter de testes (o prazo máximo para regulamentação da lei é 15/04/2008), apenas banco públicos, como Caixa Econômica Federal e Nossa Caixa, deverão conceder empréstimos. O governo espera, entretanto, que até o início do ano que vem outros bancos também possam oferecer linhas de crédito via FGH.

Você pode gostar de ler também...