cinco erros
Mercado Imobiliário

Por favor, não cometa estes cinco erros na sua decoração

Quando a gente começa a decorar e preparar o nosso próprio canto ficamos ansiosas em ver tudo pronto, sabe? Aí começa a procura de tinta, a compra de móveis sem ao menos planejar. Eis que quando você chega em casa nada disso dá certo. Puxa! Dinheiro jogado fora e peça que vai ficar encostada em casa ou pintura que será substituída. No meu blog citei outros erros também comuns em decoração. Veja aqui como não cometer cinco erros mais comuns na decoração.

Neste post vou mostrar mais cinco erros. Pois é. A gente sempre comete alguns. Este logo a seguir, confesso que eu cometi. Consegui “arrumar” pra não perder dinheiro e está ficando melhor.

  1. Pintar as paredes antes de comprar tecidos, cortinas e tapetes

Você acabou de receber seu apartamento aí a primeira coisa que você quer fazer é começar com as obras né? Aí você começa com o piso, pintura, gesso e por aí vai. Ops! Pintura? Então, não pinte suas paredes antes mesmo de você já ter escolhido a cor do seu tapete, as suas cortinas e móveis.

Eu explico: é muito mais fácil encontrar a cor dos tecidos que amamos e logo em seguida escolher a cor da parede. Da mesma forma que é difícil escolher um tecido que amemos, também é bem difícil depois combinar a cor da parede que escolhemos com os tecidos ou os móveis. Quem sabe você nem precise de pintar, né? Apenas colocar uma cor branca e pronto! Ou quem sabe você encontre um papel de parede que fique mais harmonioso do que a própria pintura?

cinco erros

2 . Não adicionar sua característica

Sim… a sua casa tem que ter a sua cara. Não precisa ter cara de capa de revista. Você precisa se sentir à vontade em morar onde você está, então a dica é você não se empolgar em um lugar e querer comprar o showroom completo de lá.

Se você fizer isso corre o risco de ter tudo combinando demais e o resultado é uma casa sem personalidade. Uma vez fui visitar a casa de uma amiga e o que mais me chamou a atenção foi o detalhe do enfeite de parede africano que ela tinha. A casa toda estava toda alinhada, mas esse detalhe fez da casa dela única.

A dica é você ir decorando aos poucos, colocando o que realmente tem sua personalidade. Você pode contratar um design de interiores para projetar o layout e indicar o que comprar, mas será nos detalhes que sua casa terá o seu toque final. Visite aquele brechó, ou aquelas casas de “família vende tudo”. Procure achar o seu estilo e tenha sempre em mãos as medidas do canto que você quer decorar. Em SP na praça da República sempre tem aqueles artistas que vendem uns belos quadros ou na Praça Calixto, na Vila Madalena. Visite. Faça uma ronda por lá.

cinco erros

 

  1. Não ter um ponto focal no ambiente

Um dos princípios básicos da decoração é ter um ponto focal. Mas o que é esse ponto focal? É quando você entra em um ambiente e os seus olhos vão direto nele. Um quadro, um lustre, um sofá, uma mesa, um detalhe de destaque.

A ideia é deixar o seu ambiente mais clean possível e isto significa que você pode deixar um sofá beje, um tapete verde e um quadro todo colorido. O quadro será o seu ponto focal. Veja na imagem a seguir:

cinco erros

 

  1. Manter um objeto que você não gosta na decoração

Ok. Aquela poltrona foi herança da família e tem valor sentimental porque lembra da sua avó. Mas tem um porém: você não gosta tanto assim e nem combina com sua decoração. Existem outras formas de lembrar da sua avó? Uma foto por exemplo? Então ok. Tenha a foto da sua avó e venda ou doe aquela poltrona para outra pessoa. É simples? Ou você pode reformá-lo. Algo assim. Mas veja o que de melhor pode fazer com algo que você não gosta. Respira fundo e vai.

Já vi penteadeiras, daquelas bem antigas, reformadas e que ficaram lindas! Já vi sofás com novos tecidos e foi mantida a estrutura. As cadeiras antigas foram trocadas as almofadas e por aí vai. Colocar um novo verniz para que fique com uma aparência melhor, também poderia ajudar. A questão aqui é que fique do seu gosto sem “magoar” ou se sentir “culpado” por doar algo de família.

cinco erros

  1. Não ter nenhum estilo ou personalidade

Da mesma forma que foi citado no item 2, neste item é mostrar o seu estilo. Um estilo clean, contemporâneo, mais simples e funcional. Um estilo mais rústico, enfim, o que mais existe são estilos dentre os quais você se identifica. Abaixo um estilo mais rústico. Os móveis foram destaques e o ponto focal foi a cabeça de uma animal.

Sua casa deve falar quem você é; ela deve ser como um livro de memórias pessoais de suas viagens, seus amores, sua vida.

cinco erros

E você? Já cometeu alguns destes simples cinco erros?

Comente, deixe aqui nos comentários.

Todos nós cometemos diversos pequenos erros, mas o mais importante é que sua casa tenha seu espaço, seu estilo e que ela possa representar, da melhor forma o seu cafofo. Eu, particularmente, gosto de um estilo mais industrial. Tenho a tendência de deixar um ambiente mais monocromático. Estou procurando colocar mais cor com almofadas, quadros e mesinhas. No fim, só espero que não pareça uma lojinha… rss…

Bjs,

Até a próxima!

Fabiola.

Conheça meu blog: http://fabicorderodesign.wordpress.com

E nos acompanhe:
→ Instagram: @fabicorderodesignedecoracao

→ Nossa Fan Page: /fabicorderodesignedecoracao

Credenciada pela ABD sob nº : 15670 – Categoria: Profissional – São Paulo – SP

Você pode gostar de ler também...