Mercado Imobiliário

O que você precisa saber para investir no ramo de construção civil

O mercado ainda não se estabilizou, muitas pessoas buscam mais segurança investindo em um negócio próprio. Na área de construção civil não é diferente, muitos engenheiros já estabilizados ou mesmo recém formados acabam partindo por investir em seu próprio empreendimento.

construção civil

Não é uma questão simples, existem muitas informações que precisam ser expostas antes de investir dinheiro no novo objetivo. Antes de tudo é preciso ter paciência, senso de liderança e saber em qual setor irá investir. No ramo da construção civil existem diversas áreas como, obras residenciais; obras comerciais e obras públicas.

Depois de feita a escolha é hora de entender o mercado, fazer pesquisas sobre os concorrentes, público alvo, pontos negativos e positivos e o que deve ser feito para inovar dentro do empreendimento imobiliário. O investimento é alto para abrir o negócio, por isso o planejamento empresarial e operacional é indispensável.

Quem opta por obras residenciais deve se atentar ao que dará mais lucro, por exemplo, casas populares podem ser um bom negócio, atendendo uma grande parcela da população com a construção de casas populares, ou explorar o público elite, que são mais exigentes e requer uma maior qualidade nas obras. Isso faz com que o investimento seja personalizado oferecendo um serviço mais atraente ao cliente.

Tenha uma construtora que se destaque no mercado

Na área da construção o produto oferecido deve ser único, cada construção deve ser exclusiva e feita por profissionais competentes para não comprometer a qualidade e o prazo de entrega. Foque em um bom orçamento, com custo benefício mais em conta e uma boa equipe com mão de obra qualificada.

Para construir e comercializar imóveis é necessário conhecer a legislação e o engenheiro responsável deve ser registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia). A empresa também deve estar inscrita no Conselho, e o empreendimento deve ter responsáveis técnicos por todas as áreas de engenharia e os serviços devem estar especificados.

Para se firmar no mercado é preciso buscar novos clientes sempre, seja divulgando a construtora, com um trabalho de marketing ou fazendo parcerias com imobiliárias. Invista em um portfólio e apresente as ideias de uma maneira exclusiva e atraente. É importante mostrar a responsabilidade social da empresa, principalmente se tratando do meio ambiente, evitando desperdícios de material, assim diminuindo o lixo produzido.

O caminho para o sucesso é lento e vai muito além de investimento econômico, é preciso paciência e muita inteligência para gerir um negócio no ramo de construção civil e se destacar no mercado. Nada é impossível, mas é preciso ficar atento aos detalhes.

 

Autor: Jacqueline Gonçalo – Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Você pode gostar de ler também...