Mercado Imobiliário

Saiba como deixar a obra de uma casa mais barata

Talvez o maior desafio para quem está construindo sua casa seja reduzir os custos da construção. Mesmo para quem dispõe de mais recursos, sempre há esta preocupação, afinal estamos falando de recursos finitos para necessidades infinitas. Por este motivo, queremos dar algumas dicas para esta difícil tarefa.

Obra

Material primário

Materiais como areia, cimento, pedra e outros não costumam ter variações de preços muito altas, mas mesmo assim uma pesquisa de preços ainda é a melhor forma de economizar. Para economizar, o mais importante é escolher tipos de materiais mas baratos, como é o caso da madeira para a cobertura. Geralmente, quando você vai comprar madeira, eles oferecem vários tipos de madeira e mesmo as mais baratas podem dar um bom resultado.

Outro item em que é fácil de economizar e o tipo de bloco. O de 8 furos, por exemplo, pode custar uns R$ 100,00 mais barato que o bloco de 9 furos.

Algumas dicas para economizar nestes materiais:

  • Compre areia diretamente de fornecedores ao invés de pegar em lojas de materiais de construção;
  • Compre cimento em grandes quantidades e, se preciso, alugue um contêiner para guardar;
  • Tente comprar carga fechada de blocos ou tijolos, o custo pode cair consideravelmente.

Projeto

O projeto ocupa uma fatia significativa do custo total da obra. Contratar um engenheiro ou um arquiteto, por exemplo, já determina esta diretriz. Geralmente arquitetos podem ser mais caros, já que executam um trabalho mais amplo. Porém, se o objetivo for economizar, você precisará fazer concessões e, para um projeto mais simples, um engenheiro pode resolver o problema.

Acabamento

Os materiais usados no acabamento são aqueles que irão aparecer na casa e aí muita gente não só quer o melhor, mas também o mais bonito, moderno e cool. A variação de preços de pisos, por exemplo, é muito grande e o mesmo acontece com vasos sanitários, torneiras e por aí vai. Quem deseja pagar menos no acabamento precisa ter bom senso entre uma qualidade aceitável e o custo acessível.

Algumas dicas para economizar no acabamento:

  • Faça uma lista de materiais e visite várias lojas, sejam elas grandes atacadistas ou lojas menores;
  • Fique de olho nas promoções, especialmente nas grandes lojas que promovem queima de estoque. Pisos, revestimentos, materiais de iluminação, utensílios de banheiro e outros são boas opções para comprar em promoção;
  • Opte por janelas de vidro ou invés dos tradicionais modelos de madeira ou ferro. Fica bem mais barato;
  • Pinte você mesmo a sua casa. Dá um pouco de trabalho, mas pelo menos irá economizar uma boa grana.

 

Sobre o Autor: Mikael Araújo é um apaixonado por marketing digital, design e tecnologia.

 

Veja também:

Imóveis de Luxo: Conheça esse mercado

Como arrumar os móveis em um apartamento studio

ITBI – Imposto de Transmissão de Bens Imóveis

 

Você pode gostar de ler também...