Quando sua empresa precisa de um técnico em segurança do trabalho?

0

Todo empreendedor se preocupa com o ambiente de trabalho que está oferecendo a seus funcionários, certo? O local além de confortável e bonito, deve ser seguro. Portanto tudo que puder ser feito para a  prevenção de acidentes, sejam de pequenas ou grandes proporções, evitam dores de cabeça aos gestores. O cuidado é ainda maior quando a empresa é do setor de construção ou indústrias com maquinários e linhas de produção.

segurança do trabalho

E qual a melhor forma de analisar as medidas necessárias para sua empresa ser um local seguro? Contratando um profissional habilitado, claro! O mais indicado é que um técnico em segurança do trabalho para atuar especificamente nessa área.

 

Mas, afinal o que faz um técnico de segurança?

Para garantir a segurança do trabalho o profissional irá realizar uma varredura por todo o local e analisar os seguintes fatores:

-Se o meio ambiente não está sendo afetado negativamente

-Se o local comporta a demanda de trabalho

-Avaliar a qualidade e o estado de conservação dos equipamentos

-Se os profissionais têm o perfil e se estão treinados para desempenhar a função

Após a análise destas e de outras características, o técnico irá escrever um relatório com todos os pontos que a empresa precisa rever e se adaptar. O olhar apurado desses profissionais enxergam coisas, que muitas vezes na correria do dia a dia os empresários não conseguem ver.

 

Por que investir?

Vamos falar de economia, quando uma empresa decide se assegurar que o seu ambiente de trabalho é seguro e decide contratar um técnico de segurança, ela só irá evitar gastos. Como por exemplo a perda de mão de obra ou contratação terceirizada, gastos com reparos em equipamentos, atrasos, pagamento de indenizações e auxílio-acidente, entre outros.

Muito mais do encaminhar um funcionário para fazer um curativo, quando um se acidenta é a empresa quem arca com todo e qualquer apoio médico, hospitalar ou medicamentosa da vítima. Além do pagamento da primeira quinzena de licença desse funcionário.

Outro fator a favor da contratação de um técnico em segurança é a motivação dos outros funcionários. Quando sua equipe percebe que existe uma grande preocupação com sua integridade física e psicológica por parte dos gestores, eles se sentem mais valorizados.

A consequência dessa sensação é o aumento do rendimento dos funcionários, pois trabalham melhor, além de passar uma imagem positiva da empresa para as pessoas de fora.

Lembrando que como empresário, você deve se atentar para o profissional que pretende contratar para fazer a segurança do trabalho da sua empresa. Pode ser de uma empresa terceirizada, mas essencialmente a pessoa deve ser formada como técnico e conhecer todas as leis e regulamentações.

Autor: Jacqueline Gonçalo – Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)





Compartilhe:

Sobre o Autor

Comentários não são permitidos.