economia domestica
Tendências

6 dicas de economia doméstica

economia domesticaHoje, 21 de outubro, é a data em que comemoramos o dia nacional do economista doméstico, engana-se quem imagina que economia doméstica tem alguma relação com as atividades de casa.

A verdade é que o profissional de economia doméstica dessa área tem funções no comércio, na indústria, em escolas, creches e até no setor de habitação popular, para comemorar a data e te ajudar a economizar sempre, reunimos as 6 melhores dicas de economia. Confira:

1 – Está no vermelho?

É hora de mudar os hábitos, quem já está educado financeiramente chega à crise econômica já blindado porque vive dentro da própria realidade.

2 – Se comunique

Um erro comum é não contar para toda família que está no vermelho. Os pais costumam esconder dos filhos que a renda está menor e isso é prejudicial a todos.

Reúna os filhos e explique o que está acontecendo. Além de trabalharem juntos, você dá noções de economia aos mais novos.

3 – Regra dos 30%

Não comprometa mais de 30% do orçamento para pagar dívidas, a dívida em si não é a grande vilã. Ela pode ser um meio de alcançar os sonhos. Só há problema quando não há a capacidade de pagá-la. Por isso, reserve parte do salário para quitar as dívidas aos poucos e não comprometa mais de 30% do orçamento com isso.

4 – Anote tudo

Cada centavo que entrou e saiu do seu bolso deve ser anotado. Se você não ficar atento, pequenos valores vão embora sem você perceber e fazem uma grande diferença no final do mês.

5 – Faça um check up

Assim como em sua saúde, é preciso avaliar também a saúde financeira. Analisar tudo que é preciso pagar, todo o valor recebido por mês, poupanças, dívidas, etc. E ver o quão “saudável” esta.

6 – Dê atenção aos pequenos valores

O estabelecimento não tem troco e te ofereceu bala? Não aceite! Algum lugar vai aceitar aquela bala como pagamento? Não, então você também não deve aceitá-la. Respeite cada centavo porque ele é seu. Você o ganhou em troca da sua energia e força de trabalho.

Veja mais dicas de economia aqui 

Você pode gostar de ler também...