Tendências

9 dicas simples para economizar energia no dia a dia

O gasto com energia no Brasil aumenta anualmente 8 vezes mais que nos países do primeiro mundo. Isso acontece porque os países em desenvolvimento crescem em ritmo acelerado. Hoje as indústrias produzem mais que há um ano atrás, mais pessoas estão empregadas e, aos poucos, toda a nação cresce.

Como tudo tem um lado positivo e outro negativo, o aumento do consumo de energia gera um desequilíbrio na capacidade do país, o que pode resultar em apagões, no aumento de impostos, entre outros danos. Economizar energia já deixou de ser uma opção e a cada dia chega mais perto de se tornar uma necessidade, porém, se cada um fizer sua parte é possível diminuir o consumo e levar uma vida mais sustentável.

economizar luz em casa

Economize energia elétrica em casa com dicas simples e baratas

Dica 1: Troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes

O preço das luzes fluorescentes é um pouco mais caro no mercado, mas elas consomem menos energia e seu tempo de vida é prolongado, o que resulta em dupla economia.

Dica 2: Quando ninguém estiver em um cômodo apague as luzes

É comum deixarmos a luz de um corredor acesa ou esquecermos o interruptor da cozinha ligado após sair de lá, mas isso resulta em gasto desnecessário.

Dica 3: Avalie a hipótese de instalar sensores em ambientes

Instale sensores de movimento em ambientes como varandas, corredores e escadas, onde a circulação de pessoas não é tão grande e a iluminação se faz necessária.

Dica 4: Durante o dia aproveite a luz natural

Deixe janelas e cortinas abertas para que o ambiente receba a claridade. Se você gostar de cores claras, pense em pintar os cômodos do seu imóvel com estas tonalidades, pois elas refletem a luz com mais facilidade.

Dica 5: Desligue os aparelhos que ficam em stand by

Quem já tem esse hábito gasta 12% a menos de energia do que quem mantém os eletrônicos ligados enquanto não estão sendo utilizados.

Dica 6: Se não estiver usando seu computador, desligue-o

Muitas pessoas deixam o computador ligado porque estão fazendo download de algum arquivo ou executando alguma ação que leva mais tempo, mas se você tem esse costume apenas pela praticidade, passe a desligá-lo.

Dica 7: Use corretamente o termostato do ar condicionado

É difícil não ligar o ar condicionado no verão, também não é necessário mantê-lo desligado, mas quando for usá-lo deixe o termostato comandar a temperatura e mantenha os filtros sempre limpos, assim a sobrecarga do aparelho tende a ser menor, logo a economia é maior.

Dica 8: Use outros recursos para aquecer a casa

No inverno opte por ligar o aquecedor apenas em último caso. Tudo o que transforma a energia em calor tende a elevar os índices de consumo. Existem várias dicas para amenizar o frio dentro de casa, vale a pena aplicá-las.

Dica 9: Acumule roupa antes de lavar e passar

A máquina e o ferro de passar roupas são dois objetos que consomem bastante energia, portanto, se for possível, aguarde juntar um montante e lave tudo de uma só vez.

Você tem alguma dica para economizar energia que já aplica em casa? Conte nos comentários.

Você pode gostar de ler também...

2 Comments

  1. […] Essa dica é válida para quem quer secar meias ou peças pequenas com mais agilidade. Deixe o secador de cabelo ligado a uma distância de um palmo da peça de roupa, o ar quente circulará pelo tecido e contribuirá para a evaporação da água. Essa tática até funciona com peças grandes, como camisas ou calças, mas dá trabalho, leva um pouco mais de tempo e não é indicado para garantir a economia de energia elétrica. […]

  2. […] 9 dicas simples para economizar energia no dia a dia […]

Comments are closed.