Docol pensa em sustentabilidade com descargas que economizam 70% de água
Saúde e Bem-Estar Tendências

Descargas: A escolha correta em prol da economia de água e do seu bolso

projeto sustentável de descargas
Indústria nacional de metais sanitários desenvolveu produtos que garantem cerca de 70% na economia de água.

O nível crítico nos reservatórios de água em São Paulo e a escassez também em outras regiões do país tem feito com que os consumidores comecem a repensar em algumas soluções que podem contribuir para o uso racional deste bem tão necessário. O primeiro semestre do ano registrou os piores índices de armazenamento de água desde 1930.

Algumas empresas, prevendo este quadro, desenvolveram produtos que tornam a vida do consumidor mais prática e econômica. São soluções simples, que necessitam de um baixo investimento, para um alto retorno na economia de água e do bolso. Com base em pesquisas e investimentos em novas tecnologias, a Docol desenvolveu produtos que garantem cerca de 70% na economia de água.

Além dos produtos mais conhecidos no mercado, como torneiras, misturadores e chuveiros, a inovação foi aplicada também em descargas para banheiros, lavabos e salas de banho, proporcionando uma economia de até 25 cm² em relação ao modelo convencional, as caixas de descarga acopladas.

Diferente destas, que acumulam sujeira, podem provocar acidentes na remoção da tampa, são ruidosas e sofrem constantes vazamentos, as caixas de descarga embutidas geram essa redução de consumo – por exemplo, ao construir 80 apartamentos compostos por quarto e banheiro, uma rede hoteleira poderá economizar até 20 m² – são higiênicas, seguras e de fácil manutenção.

Para os usuários, os principais benefícios são: higiene absoluta do ambiente (não há perigo de contaminação ou proliferação de bactérias); segurança (evita acidentes por mau uso); silêncio na operação e valorização do metro quadrado, com melhor utilização do espaço, já que o produto fica embutido na parede.

Essa novidade no mercado é ideal para obras verticais, onde se exige a medição individualizada do consumo de água por apartamento.

Vantagens em relação às caixas de descarga acopladas em relação às embutidas

Instalação

Na embutida utiliza-se o mesmo ramal dos demais pontos de utilização (chuveiro, torneira, registro). Já na caixa acoplada é necessária tubulação hidráulica exclusiva.

Válvula de Enchimento

Enquanto o modelo embutido é mais silencioso, por possuir uma válvula operada por diafragma, que garante vazão constante, a caixa acoplada possui um pistão, que reduz a vazão à medida que a caixa enche e por isso, produz maior ruído.

Manutenção

Na embutida, os componentes da caixa são fixos e de encaixe, dispensando o uso de ferramentas. Já nas acopladas, a retirada da válvula de descarga e enchimento é trabalhosa e requer uso de ferramentas.

Registro Integrado

Enquanto a caixa acoplada não possui, a embutida é dotada de registro com acionamento de ¼, que possibilita manutenção individual, sem necessidade de fechar o registro geral.

Válvula de fluxo

O modelo embutido possui alta durabilidade, por ser confeccionado em plástico 100% injetado, material que pode ser reciclado. Já a caixa acoplada é feita em EPS, que sofre deterioração do tempo e da ação do cloro.

Você pode gostar de ler também...