engenheiro
Arquitetura

Os profissionais que constroem sonhos: Engenheiro e Arquiteto

engenheiroNo próximo dia 11 de dezembro é comemorado o Dia Nacional do Engenheiro Civil e do Arquiteto. A data comemorativa foi escolhida por que neste dia, em 1933.

Consideradas uma das atividades profissionais mais antigas da humanidade, a arquitetura e a engenharia foram se modificando ao longo da história e se adequando, sempre ao desenvolvimento social, cultural e econômico, nunca deixando de ser atual. Tanto que o mercado para esse profissional sempre existiu, com diversas oportunidades e áreas para se atuar. Uma profissão com tanta história, não poderia deixar de encantar quem a escolhe e quem apenas a admira.

Confira abaixo um pouco sobre as atividades destes dois profissionais.

Engenheiro

              
Na origem, significa aquele que constrói ou opera um engenho. Portanto, o engenheiro trabalha em todos os processos de projetos de construções. A engenharia é uma ciência bastante ampla, por isso, muitas vezes é subdividida em especialidades, como: civil, mecânica, elétrica, química, minas, biomédica, agronômica, florestal, zootécnica e mecatrônica.

Arquiteto

Palavra de origem grega, que significa “o construtor principal” (arqui = principal / tectônica = construção), é profissional responsável pelo estudo e projeção de espaços externos ou internos. Um projeto arquitetônico pode ser aplicado em ambientes comerciais, residenciais ou industriais. O arquiteto pode ser especializado em paisagismo, urbanismo, história da arquitetura, arquitetura de interiores, computação gráfica aplicada à arquitetura, comunicação visual, dentre outros.

Você pode gostar de ler também...