Treinando da melhor forma na academia do condomínio [Guest Post]

0

Ter uma academia disponível para precisando apenas descer o elevador é muito bom! Porém muita gente ao entrar na academia se sente perdida e não sabe exatamente o que fazer. Esse artigo é para te ajudar a quebrar essa barreira e treinar pra valer!

Ter uma academia em “casa” é muito cômodo já que diversas desculpas são eliminadas como chuva, frio, problema com estacionamento, vestiário lotado e, até o horário se resolve facilmente.

Darei alguns dicas e cuidados que devem ser tomados em seu treino para que você treine com eficiência e segurança.

Sempre há algumas máquinas, muitas vezes são as multifuncionais, ou seja, várias funções em um só aparelho.

Nem sempre elas são boas, as antigas são as piores e quase sempre há um painel mostrando alguns desenhos de como treinar nela. Pesquise ou fale com um profissional.

É comum ter mais opções de exercícios livres nessas academias, devido ao espaço limitado. A boa noticia é que existem inúmeros exercícios que você pode fazer usando pesos livres – mas cuidado, por serem livres, requerem mais atenção no movimento e na postura.

Evite fazer alguns erros comuns no treino como movimento errado, velocidade de execução, intervalo e tempo de descanso. Para cada estímulo deverá ser treinado de uma forma diferente, fique atento.

Alguns exercício livres que você pode fazer:

Barra Fixa Esse é um clássico, muito difícil, porém um ótimo exercício para trabalhar membros superiores, ênfase maior será nos músculos dorsais. Caso você ainda não consiga realizar a barra fixa você pode adaptar, fazendo com um elástico ou saltando e segurando a descida em barra menor ou em cima de um banco.

Flexão de Braço – Outro exercício clássico que trabalha muito bem os músculos superiores, nesse exercício com ênfase no peitoral. A flexão de braço é mais fácil de adaptar, você pode fazer com os joelhos no chão, ou em alguma plataforma alta como um banco, por exemplo.

Agachamento – No agachamento os músculos trabalhados são dos membros inferiores, com atuação forte do quadríceps e dos glúteos. Preste muita atenção no movimento desse exercício. Pernas devem estar alinhadas com o quadril, com a coluna reta e abdômen contraído, vai agachar levando o quadril para trás, mantendo sempre os joelhos alinhados com a ponta do pé.  Se estiver fácil segure alguns halteres ou utilize a barra.

Abdominais – Existem inúmeros abdominais que você pode fazer livre, ter a musculatura do abdômen forte é importante para uma boa postura, e prevenir lesões. Nos exercícios abdominais concentra na respiração, toda que o abdômen for “esmagado” você deverá soltar o ar (expiração). E ao esticar deve inspirar o ar (inspiração).

Como dever ser a ordem dos exercícios?

Não existe uma regra definida, cada treino terá uma ordem, um objetivo, uma função, por isso é importante seguir a ordem que seu professor determina. Uma regra é importante é fazer os músculos grandes primeiro que músculos menores, exemplo, primeiro treina-se o peitoral para depois treinar o tríceps, primeiro quadríceps depois glúteo.

A frequência de treino também é importante, não faça o mesmo treino todos os dias. Pode gerar um estresse no músculo ou na articulação e acabar gerando a lesões.

Qual deve ser a intensidade do meu treino?

Por treinarem sozinhas muitas pessoas treinam em intensidade confortável. É essencial fazer isso no início e em alguns momentos do treinamento, porém para se ter resultados você precisa treinar com intensidade alta, é importante aumentar cargas e/ou mudar para exercícios mais difíceis, saindo daquela zona de conforto e aumentando seus limites.

Espero que essas dicas tenham ajudado e te motivado a começar a treinar, acho que não há mais desculpas agora.

Continue treinando

Deixe seu comentário, desça para academia e…

Bom Treino 

Renato Santiago

Personal Trainer. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Escreve para o site Horadotreino.com.br e para o blog.shopviva.com.br





Compartilhe:

Sobre o Autor

Comentários não são permitidos.