Mercado Imobiliário

11 dicas para realizar a vistoria do seu imóvel

vistoria

Você pode contratar um engenheiro ou arquiteto para te acompanhar na vistoria de um imóvel e fazer todos os testes necessários. Mas também dá para fazer sozinho. Veja o que é que você pode fazer:

Faça um check list de vistoria

Organize um check list para não esquecer o que tem que ver na hora. Se alguma coisa não estiver funcionando, cole uma etiqueta e anote na sua lista.

Observar, checar, testar

  • Tomadas e pontos de elétrica: veja se todos os pontos de energia que estavam no projeto foram instalados. Se a energia já estiver ligada, teste todas as tomadas com a luminária que você levou. E se os soquetes já tiverem instalados, teste também as lâmpadas.
  • Teste os interfones.
  • Observe se as paredes estão retas. Se aproxime da parede e olhe se ela segue uma direção constante ou se tem “barrigas”.
  • Abra o quadro de luz e veja os disjuntores. Eles devem estar identificados.
  • Torneiras, sifões e louças: abra todas as torneiras e veja se a água está escoando bem. Com a torneira aberta, olhe embaixo da bancada: veja se não há vazamento no sifão nem nos flexíveis.
  • Os vidros das janelas não podem ter riscos ou partes trincadas. É importante observar, também, se estão bem presos ou se ficam trepidando com o vento.
  • Pia da cozinha: Jogue água na cuba e veja se ela está entupida ou se escoa bem. Veja também se a bancada da pia foi instalada bem na horizontal ou se está torta e acumula água em algum canto.
  • Nas esquadrias, veja se não estão arranhadas ou manchadas.
  • Vasos sanitários: Acione a descarga veja se tudo funciona bem e se há algum vazamento.
  • Pisos e azulejos: Confira se os pisos e azulejos estão bem colocados, se não há peças trincadas e se o rejunte está bem feito. Use adesivos para marcar peças com defeito.
  • Faça o teste do silêncio: tente pisar ao máximo dentro do imóvel para perceber se há algum piso com som oco. Pois ele pode se soltar em pouco tempo.

Só assine o termo de vistoria se estiver tudo em ordem. Se houver algum problema, peça para que cada um deles (que você foi marcando na sua lista) seja anotado no termo.

Você pode e deve solicitar os reparos antes da entrega das chaves. A construtora vai realizar os consertos – os simples na hora e os mais complicados em até um mês – e te chamar para nova avaliação.

As chaves de sua casa nova só vêm depois de ‘aceitar’ o imóvel e assinar um termo de que não há mais nenhum pepino aparente.

E se depois que você já estiver morando lá aparecerem outras falhas graves, que não estavam aparentes no momento da vistoria (como problemas estruturais), reclame formalmente e solicite a solução. Fique esperto!

 

Confira mais dicas:

[+] Como gastar menos do que você ganhar ?

[+] 5 passos para deixar o seu quarto do jeito que você sonha

[+] 5 maneiras de decoração para criado-mudo

 

Você pode gostar de ler também...