Cultura

Dia da Pizza, onde comemorar?

Pizza amoDifícil encontrar aqueles que não gostam de uma boa pizza. De origem italiana, mas apreciada em diferentes países, a pizza tem um dia especial no Brasil, comemorado desde 1985 no dia 10 de julho, o Dia da Pizza segue deixando milhares de pessoas com água na boca em todo o mundo.

Mas pizza, no formato que conhecemos hoje, surgiu no século XVI, quando os tomates da América foram introduzidos na culinária europeia. E se um dia, ela já foi considerada alimento dos pobres do sul da Itália, preparada com ingredientes como alho, peixes e queijo, a pizza se apresenta atualmente em centenas de versões, desde as mais simples até as com toque gourmet.

Para comemorar essa maravilha, listamos 4 pizzarias para saborear as melhores pizzas de São Paulo.

Brascatta

Com inauguração da pizzaria Brascatta, em 2004, iniciou a era das pizzarias premium para quem transita pelo Alto da Lapa e região. Feitas em forno à lenha, as pizzas possuem ingredientes de primeira. A Brascatta também investe na criação de variações pouco ortodoxas como a que leva linguiça de javali, alecrim e mussarel

Onde fica ?

Rua Doutor José Elias, 396, Lapa

Margherita

Permita-se ser atraído pelo aspecto bem iluminado e convidativo desse restaurante aconchegante, perto da Avenida Paulista. Lá dentro, toalhas de mesa em xadrez vermelho e branco lembram uma pizzaria italiana tradicional, embora o menu também inclua toques brasileiros, como o requeijão. A pizza que dá nome ao lugar é excelente, recheada com mussarela, linguiça caseira, parmesão e manjericão.

Onde fica ?

Alameda Tiête, 255, Jardim Paulista

Speranza

Fundada no final dos anos 1950 a Speranza é uma das pizzarias mais famosas da cidade. Peça um pedaço de pão de calabresa para enganar a fome até que a pizza chegue, mas vá por nós: assim que você experimentar a Pizza Marinara e a Margherita Caprese – feita com um molho de tomate maravilhoso, só com ingredientes italianos e dentro das normas estabelecidas pela Associazione Verace Pizza Napoletana –, você se arrependerá de não ter deixado mais espaço para as redondas quase perfeitas.

Onde fica ?

Avenida Sabiá, 786, Moema

 

Veridiana

Entre os muitos atributos da Veridiana, certamente se destaca seu discretíssimo charme. O belo casarão de esquina, construído em 1903, foi impecavelmente restaurado. Prove a pizza Napoli in Zucchini, que leva molho de tomate, creme de ricota e finas fatias de abobrinha refogadas no azeite de oliva, alho e hortelã.

Onde fica ?

Rua Dona Veridiana, 661, Consolação

Você pode gostar de ler também...