custos-do-condomínio
Mercado Imobiliário

5 dicas para diminuir os custos do condomínio

Confira 5 dicas para diminuir os custos do condomínio

custos-do-condomínio

  • Poupe energia elétrica

Diga não ao desperdício de energia! Avalie possíveis desperdícios de energia elétrica. Reduza o tempo em que as lâmpadas das áreas comuns ficam acesas com sensores de presença. Procure trocar as lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, pois o valor investido retorna em até 4 meses.

  • Economize água

A instalação de hidrômetros individuais é indicada, pois incentiva a economia de água do prédio como um todo e pode representar uma economia até 20% na conta de água do prédio. Se não for possível, tome medidas como verificar vazamentos, instalar redutores de vazão ou reaproveitar a água da chuva, além de fazer campanhas de conscientização de uso da água.

  • Faça um orçamento anual

Condomínio e administradora devem elaborar o planejamento financeiro anual a fim de evitar a emissão de cotas extras para dissídio de funcionários ou pagamento de 13º salário, por exemplo.

  • Combata a inadimplência

O condomínio deve evitar que inadimplentes se tornem crônicos, isso acontece quando não pagam mais do que cinco cotas. A primeira recomendação é procurar o inadimplente para tentar fazer um acordo amigável dentro das regras do condomínio. A partir da terceira cota em atraso, recomenda-se entrar com processo judicial de cobrança.

  • Exerça uma gestão responsável com os custos do condomínio 

É preciso racionalizar os custos para evitar que o condomínio deixe de arcar com o pagamento de contas, de salários, ou deixe de fazer a manutenção preventiva. Para isso, o condomínio não pode arrecadar menos do que gasta.

 

Dica Extra – Estimule a gestão participativa.

Estimule em seu condomínio uma gestão participativa. Os condôminos podem fazer parte do dia a dia da gestão sugerindo ideias interessantes e alternativas inteligentes para a gestão do orçamento do condomínio.

Há moradores sempre dispostos a colaborar com o condomínio. Muitos deles descartam o excesso de produtos não utilizados, como produtos de jardinagem e manutenção.

Os moradores também podem colaborar com ideias! Esteja sempre à disposição deles, pois há ideias valiosas que podem ser facilmente implementadas.

Você pode gostar de ler também...