Saúde e Bem-Estar

Alergia a poeira: Cuidados e medidas para ter em casa

Todos nós conhecemos uma pessoa que tem alergia a poeira, isso se não formos nós mesmos. E não existe espirro pior do que o de alergia, pois ele vem em sequência. Não conseguimos dar um único espirro, damos dois, três, quatro, isso quando não soltamos nossa “metralhadora alérgica”, parecendo que estamos em uma competição de quem espirra em maior quantidade e mais rápido.  Obviamente  o espirro não  é o único sintoma. Normalmente surgem outros,  como dificuldade em respirar, tosse seca, coceira e vermelhidão nos olhos e nariz, entre outros.

Bom, para não passarmos por um ataque “espirrético”, precisamos tomar alguns cuidados em nossa residência, pois  dentro de casa existem muitos alérgenos, causadores das alergias, tais como  pó,  ácaros, pelos de animais, pelos de roupas, etc. Por esse motivo, devemos fazer uma bela higiene em nossa casa, pelo menos uma vez por semana, limpando a cama, sofá, tapetes, cortinas, etc. E se você (que tem alergia) for a pessoa que vai limpar, sugiro que utilize uma máscara para evitar inalar o ácaro.

Se você sofre desse “mal”, seguem algumas dicas.

 

alergia a poeira

 

Evitando a alergia a poeira

Para começar, nada mais recomendado do que arejar a casa em que você vive, pois isso evita a umidade. Outra sugestão  é evitar travesseiros e edredons de penas ou algodão, optando por tecidos sintéticos (poliéster). Sempre limpar o chão com um pano úmido ou com o aspirador de pó para não levantar poeira. Evitar ter cortinas e tapetes no quarto, limpar os tapetes da casa 2 vezes por semana no mínimo, substituir a roupa de cama toda a semana, lavando com água bem quente, na máquina de lavar. No banheiro, deve-se ficar de olho para evitar bolor (manchas verdes e escuras) no teto ou nas paredes. Cômodos que possuem a parede com o banheiro também devem ficar em observação.

Agora é colocar essas pequenas dicas em prática, evitando assim a possibilidade de  ataques alérgicos.

 

Veja também:

+ Purificadores de ar por ozonização, sustentabilidade e saúde!

+ Vantagens de morar próximo de: Parque

+ Saiba quais são os distúrbios inimigos do sono

 

Você pode gostar de ler também...