Saúde e Bem-Estar

Aprenda a organizar a geladeira de forma prática

Organizar a geladeira pode parecer um luxo, mas prestar atenção ao que consumimos é uma questão de saúde. Além disso, a organização evita o desperdício de alimentos e a contaminação por ingestão de produtos fora da validade.

Organizar a geladeira

Para começar, desligue a geladeira da tomada, transfira tudo para caixas de isopor e faça uma limpeza completa para garantir que os alimentos estarão livres de sujeira.

Após isso, comece a organizar a geladeira, considerando o local apropriado de acordo com a temperatura que cada parte atinge:

Congelador

O congelador é o lugar onde ficam os alimentos que precisam de temperaturas baixas e os que não serão consumidos dentro de um curto prazo. Como até os congelados podem estragar, mantenha um controle com todos os alimentos e as respectivas datas de validade, assim não há risco de consumir nada estragado. E lembre-se: uma vez descongelado, o alimento não pode voltar ao congelador.

 

Gaveta superior

Se sua geladeira tem uma gaveta abaixo do congelador, é esse o lugar ideal para colocar os frios, a manteiga, as carnes que serão preparadas, etc.

 

Prateleira superior

Quanto mais para o alto da geladeira, menor a temperatura. Por isso, a prateleira superior é melhor para leite e derivados, bebidas e ovos em embalagem tampada.

 

Prateleiras intermediárias

Nessas prateleiras ficam alimentos já prontos para o consumo e sobras de comida. Doces, sobremesas e marmitas também devem ser guardadas nesse local, sempre colocadas em potes com tampa, de plástico ou vidro.

 

Tampo da gaveta inferior

Aqui podem ficar as frutas – as mais macias em bandejas e as duras em sacos – e os alimentos para descongelar.

 

Gaveta inferior

Por ser a parte menos refrigerada, é onde devem ficar legumes e verduras, que são mais sensíveis a temperaturas baixas. Coloque esses produtos em embalagens plásticas para melhor conservação.

 

Porta

O abre e fecha da porta da geladeira causa uma maior variação de temperatura, e por isso é um bom local para armazenar molhos (ketchup, mostarda), conservas (azeitonas, palmito) e temperos.

 

Leia também:

+ Cozinha: dicas de organização que facilitam o dia a dia

+ 7 dicas para economizar na feira

+ 6 itens de organização para sua cozinha

 

Você pode gostar de ler também...