Cuidados com os pets em casa
Pet Saúde e Bem-Estar

Como tirar o cheiro e os pelos do seu bicho de estimação da sua casa

Os animais são unanimidade quando o assunto é companheirismo e fofura, principalmente se tratando de cachorros e gatos. Mas ter um bicho de estimação, além dos benefícios que todo mundo conhece, pode dar muito trabalho. O convívio diário pede alguns cuidados especiais para que problemas cotidianos não apareçam. Bastante comuns no dia-a-dia, dois deles são: o mau cheiro e a quantidade de pelos que os pets deixam pela casa.

Cuidados com os pets em casa

Veja algumas dicas simples para tirar o cheiro e os pelos deixados pelo seu pet em casa.

Cuide da higiene de seu cachorro e gato

Para ter a casa organizada, o primeiro passo é manter os bichos de estimação limpos. Ao contrário do que se pensa, os cheiros que os animais deixam pela casa são oriundos deles mesmos, por isso é tão importante dar banho regularmente em seu cachorro e gato.

Penteá-los frequentemente é um benefício para nós e para eles, já que os pelos não ficam com nós e nem caem tanto. Além disso, a higiene de outras partes do corpo, como a boca e as orelhas, são essenciais para a saúde do seu pet.

Varrer, aspirar e circular

São 3 verbos que todo dono de animal deve conhecer. Esse trio ajuda simultaneamente nos dois problemas, pois varrer o chão faz com o que os pelos se espalhem menos e, consequentemente, o cheiro. As vassouras mais indicadas são as de borracha, pois elas criam uma eletricidade estática que faz com que os pelos sejam extraídos mais facilmente.

Aspirar os móveis, tapetes, carpetes, entre outras coisas, ajuda a diminuir a poeira e também a alcançar os pelos que se concentram nos cantos. Abrir as janelas é um movimento simples que inicia um fluxo de ar no ambiente, aliviando o odor dos animais (que ficam ainda mais intensos no inverno).

Cuidados com os pets em casa

Utilize os produtos certos

Existem no mercado inúmeros produtos que combatem os dois problemas citados no post, mas somente alguns deles são realmente eficazes. Para assegurar a qualidade da mercadoria, é recomendável testar antes de espalhá-la por toda a casa. Também verifique qual o uso adequado dela: se é para o piso, tapete ou outras finalidades.

Muitas pessoas costumam usar misturas caseiras que, combinadas às substâncias do dia-a-dia, fazem o mesmo trabalho dos produtos tradicionais encontrados no comércio. A dica é, tanto para os produtos quanto para as soluções, usar com cuidado e moderação, pois ninguém quer uma casa limpa e, ao mesmo tempo, manchada.

Na hora de lavar

As cortinas, as almofadas, os tapetes e outros itens domésticos ficam com o cheiro do seu bichinho mesmo sem querer. O contato deles com esses objetos deixa um odor característico, que também pode ser sentido na cama e nos cobertos do seu pet. É importante manter esses itens sempre limpos, pois além de diminuir o cheiro, também previne a acumulação de poeira, bactérias e dos pelos, que se concentram no local de descanso do seu animal.

Treinamento

Sua vida pode ser mais simples se o seu companheiro souber o que pode ou não. Por isso é importante você ensinar alguns modos ao seu pet, principalmente no que diz respeito ao lugar das necessidades e onde ele deve ou não ficar.

Acostumar seu bichinho, por exemplo, a dormir no mesmo lugar e a não subir nos móveis, evita que os pelos dele se espalhem pela casa. Instruí-lo a voltar sempre ao mesmo local para fazer xixi previne que o odor se instale por toda a casa. Caso isso não seja possível, existem produtos no mercado, como o Pipi Dog ou tapetes higiênicos, que estimulam os animais a fazerem as necessidades no local escolhido e te ajudam a manter o ambiente limpo e mais cheiroso.

Cuidados com os pets em casaConfira também essa matéria sobre pets no apartamento.

Truques caseiros para tirar o cheiro de urina:

1. Passe um papel toalha para absorver o xixi.
2. Misture meio litro de água, suco de limão e uma colher de bicarbonato de sódio ou vinagre de álcool.
3. Mergulhe num pano e passe no local.
4. Aplique outro pano úmido para enxaguar.

Dica para tirar o cheiro do tapete e sofá:

1. Misture água morna, vinagre e bicarbonato de sódio.
2. Coloque em um borrificador e passe nas superfícies afetadas.
3. Aspire o tapete e o sofá.

Como tirar o cheiro do piso em casa ou apartamento:

De casa
1. Faça uma solução de álcool, água e desinfetante.
2. Encharque um pano e passe-o no chão.
Do quintal
1. Lave o chão com detergente e água.
2. Repita o mesmo processo de casa.

Como tirar o cheiro de tecidos:

1. Misture um litro de água com meio copo de vinagre, uma colher de bicarbonato de sódio, ¼ de copo de álcool e uma colher de amaciante.
2. Borrife nos tecidos e nas roupas.
3. Lave normalmente.

Para tirar o pelo da roupa ou tecido:

Rolo adesivo
1. Compre um rolo adesivo (contém um material adesivo que, ao entrar contato com a superfície, adere os pelos ao rolo).
2. Passe de cima para baixo nas suas roupas.
Fita adesiva
1. Enrole a fita na sua mão, com a parte da cola para fora.
2. Esfregue sobre o tecido.

Lenço ou pano umedecido:

1. Pegue um lenço, papel toalha ou pano.
2. Molhe-o com água.
3. Passe sobre a roupa e repita o movimento, sempre na mesma direção.

Qualquer dica que ajude a solucionar esses problemas são sempre bem-vindas e, por isso, separamos um Vine da Purina, empresa produtora de rações para animais, que te auxilia e não exige muitos materiais: apenas uma luva de borracha é suficiente para retirar os pelos do seu bichano da almofada. A Lopes ainda acrescenta: as luvas que tem textura são ainda mais eficientes, principalmente se você adicionar um pouco de água nelas!

Que tal aplicar essas dicas na sua casa e tornar a sua convivência com o seu bichinho ainda mais agradável?

Você pode gostar de ler também...