Dicas para o corretor de imóveis organizar seu tempo
Saúde e Bem-Estar

Compromisso e família: como conciliá-los?

Especialista explica a importância entre o equilíbrio profissional e a vida familiar e ensina como administrar o tempo e melhorar o desempenho no trabalho

Tempo e dinheiro

Em um mundo conturbado, com um mercado profissional cada vez mais concorrido e exigente, é necessário que haja capacitação cada vez maior por todos àqueles que desejam crescer na carreira. Isso também é válido para os corretores de imóveis, que encontram um cenário imobiliário muito competitivo e necessitam, sobretudo, de conhecimentos específicos sobre técnicas de vendas, conteúdos legislativos, informações do código de ética da profissão, como administrar o tempo e o dinheiro, entre outros.

“Humildade é a capacidade de nos fazermos pequenos para crescer”

Este último fator, talvez, seja sinônimo do sucesso e fracasso de milhares pessoas, famílias e empresas. Sucesso para os que equilibram tempo e dinheiro com sabedoria, dividindo-os com inteligência e criatividade entre as diversas áreas da vida. Representa fracasso para aqueles que os usam sem pudor, dedicando-os apenas a uma atividade, ou a uma dimensão da vida. Quantos de nós já recusamos um convite ou protelamos uma causa com a justificativa de não termos tempo?

Segundo o filósofo, escritor, professor e palestrante Mario Sergio Cortella, é preciso fazer uma análise antes de culpar uma ausência física ou intelectual pela falta de tempo: “Não há como dizer que a minha vida profissional está atrapalhando minha vida pessoal. Afinal, ninguém tem uma vida profissional e uma vida pessoal. Temos apenas uma vida e dentro dela existem dimensões profissionais, religiosas, familiares, políticas etc. O tempo é questão de escolha e prioridade”, afirma.

“Gente grande de verdade sabe que é pequeno e por isso cresce. Gente pequena acha que já é grande e para crescer precisa diminuir outra pessoa”

Em palestra organizada pelo Instituto Via de Acesso, no Auditório Instituto Reinaldo Polito, em São Paulo, Cortella ministrou sobre o tema “Compromisso e Família” e ensinou pensamentos importantes para equilibrar o tempo e utilizá-lo da melhor maneira possível. Ele usou como base do discurso um líder e pensador do século I chamado Hilel.

No início, o palestrante falou sobre humildade e explicou o verdadeiro significado desta virtude: “Ser humilde não significa ser subserviente. A humildade é a capacidade de nos fazermos pequenos para crescer. Nunca podemos perdê-la de vista, pois ela nos ajuda a rever nossas escolhas”.

Em seguida, destacou a importância de sermos éticos e honestos em todas as práticas do trabalho: “O primeiro compromisso profissional deve ser com a decência. Nem todo sucesso alcançado é honroso. O termo ‘dec’, no latim, significa embelezar, enfeitar. Por isso, o que é decente, enfeita e o que é indecente, enfeia. A decência deve ser nossa principal motivação para equilibrar a noção de compromisso e família”.

Cortella explicou como o equilíbrio deve ser trabalhado e desmistificou o termo: “Equilíbrio não é ficar imóvel, mas sim ser capaz de ir aos extremos da vida sem se perder dela. A base do equilíbrio é a dinâmica e não a estática. Quando crianças, aprendemos a andar através de movimentos e não parados”.

Equilíbrio

Um dos pontos que podem atrapalhar uma carreira profissional é a obsessão por uma atividade ou área da vida, que pode ser até mesmo o próprio trabalho. Apesar de a obsessão profissional parecer positiva, com mais tempo de trabalho e mais resultados efetivos, no final, pode desencadear ansiedade e estresse, principalmente por desequilibrar outras dimensões da vida.

Para isso, Cortella utilizou um exemplo bastante peculiar: “De vez em quando, meus filhos pedem para eu fazer costela. Eu adoro costela, mas não é porque eu gosto que eu a como todos os dias. É uma vez ou outra. Durante a semana, equilibro minha dieta com atividade física e alimentação balanceada para compensar o final de semana”. O palestrante foi além: “Toda obsessão, independente de qual for, é doentia. A vida possui múltiplas faces e não deve ser vivida apenas por uma perspectiva”.

“O futuro é o passado em preparação”

O filósofo ainda comparou a vida a corridas de atletismo: “A vida é uma maratona e não 100 metros rasos. Nos 100 metros rasos é dedicada toda força em alguns segundos, fazendo com que o atleta fique cansado em pouco tempo. Já em uma maratona você equilibra os esforços, ora acelera, ora diminui a velocidade, para preservar fôlego e explosão e vencer a prova.”

Por fim, Cortella ainda citou o dinamismo do mundo em que vivemos e como ele pode nos atrapalhar: “Vivemos hoje em dia o que eu chamo de ‘vida miojo’. É a ‘miojização’ do mundo, dos relacionamentos, da convivência e da organização. Nossa geração é ansiosa e vive com pressa. Mas, o futuro é o passado em preparação. Qual legado queremos deixar?”.

Nascido no dia 5 de março de 1954, Mario Sergio Cortella possui Mestrado e Doutorado em Educação, atuou durante 35 anos como professor titular da PUC-SP, com docência e pesquisa da Pós-Graduação em Educação e no Departamento de Tecnologia e Ciências da Religião. Cortella é autor de pelo menos 15 livros e foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo entre 1991 e 1992.

Para mais informações, acesse o site oficial do palestrante ou o perfil no Facebook.

Você pode gostar de ler também...