Saúde e Bem-Estar

Dia Mundial Contra o Câncer

Dia Mundial Contra o Câncer, celebrado hoje (4), é uma importante homenagem àqueles que estão sob tratamento, lutaram contra a doença e, principalmente, à prevenção. A maior intenção da data é alertar a população mundial que é possível tomar medidas que reduzem os casos de câncer, um problema tão sério.

Dia Mundial Contra o Câncer
Imagem: reprodução/Doutores da Alegria

Mas quais são os cuidados que podemos ter? Um dos maiores problemas na falta de medidas preventivas é a falta de informação. É de extrema importância que as pessoas sejam informadas sobre o que elas podem fazer para diminuir as chances do desenvolvimento da doença. Aqui, vamos dar algumas dicas de como fazer.

 

Leia também:

Casas de campo, um refúgio da cidade

Férias: destinos baratos para viajar

 

O Dia Mundial Contra o Câncer

A data foi instituída em 2005 pela UICC, União Internacional para o Controle do Câncer, o principal objetivo é fazer as pessoas ao redor do mundo falarem sobre a doença que atinge milhões todos os anos. O dia também incentiva as pessoas a fazer exames e ajuda os que estão doentes a superarem as dificuldades emocionais, lutando cada dia.

 

Prevenção da doença

Muitos pensam que não há como evitar o Câncer, que é algo que se for para ter, vai acontecer. Este é um erro que precisamos falar sobre, pois existem muitos meios de prevenção da doença. Aqui, vamos dar algumas dicas básicas que podem fazer a diferença.

 

Exercício físico

Manter o corpo em movimento é manter o corpo saudável. Criar o hábito de se exercitar pode ajudar na prevenção, já que fortalece o organismo. Caso você não pratique nada, comece devagar, e assim vá ganhando resistência ao longo do tempo.

 

Alimentação saudável

Tão importante quanto se exercitar é a alimentação saudável. É claro que você não precisa banir aquela coxinha durante o fim de semana ou comer bolo depois do almoço, mas tudo que é exagero é ruim, certo? Procure comer mais verde durante as principais refeições do dia e crie o hábito de beber refrigerante somente no fim de semana.

 

Exposição ao sol

O dia está sol e você está indo trabalhar? É importante lembrar do protetor solar. Não é só para ir à praia ou à piscina que precisa passar, tá? A exposição solar no dia a dia também oferece perigos à pele.

 

Acompanhamento médico

Você não precisa ir ao médico toda semana para ver se está tudo bem, mas fazer um “exame geral” todos os anos é importante. Assim, você pode garantir que está tudo bem com seu corpo e ficar com a consciência tranquila. Lembre-se: o principal remédio é a prevenção, tudo que é descoberto cedo, tem maior chance de cura.

Dia Mundial Contra o Câncer

O Dia Mundial Contra o Câncer é uma data importante para lembrar a todos o quão fundamental a batalha contra a doença é. Vamos cuidar do nosso corpo, ele é o maior instrumento que vamos ter para o resto da vida.

Você pode gostar de ler também...