Saúde e Bem-Estar

Iluminação natural: conheça os benefícios dessa técnica

Um ambiente bem iluminado pode satisfazer alguns requisitos básicos, como gerar boa visibilidade e sensação de bem-estar. Ao utilizar a iluminação natural, você terá mais benefícios, além de deixar os cômodos mais agradáveis ao receber a luz do sol. Muitos projetos arquitetônicos atuais também têm priorizado esse tipo de iluminação.

iluminação natural

 

Veja também: Aposte na iluminação da área externa

 

Benefícios da iluminação natural

 

  • Economia

Utilizar a luz natural para iluminar os ambientes durante o dia contribui bastante na redução de energia elétrica. Portanto, se você pretende economizar, comece pelo simples: mais luz solar, menos eletricidade.

 

  • Estética

A entrada da luz do sol nos cômodos deixa os ambientes mais bonitos. É possível adaptar algumas coisas pensando na iluminação natural. Você pode utilizar fachadas envidraçadas que permitem grande entrada de luz, deixando o lar mais moderno, por exemplo. Utilizar cores neutras nas paredes e móveis proporcionará uma decoração clean e a luz solar ganhará destaque.

 

  • Saúde e bem-estar

O uso da iluminação natural também está diretamente ligado à saúde. Os raios solares ajudam na produção de vitamina D, que melhora a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos, mas que está em deficiência na maioria das pessoas que vivem em locais fechados com iluminação artificial. Também já foi comprovado que ambientes iluminados de forma natural influencia positivamente na produtividade dos moradores.

 

iluminação natural

 

Veja também: Pendentes Decorativos

 

Vale lembrar que as aberturas para a entrada de luz devem ser controladas para evitar que o ambiente fique muito quente ou que ilumine muito a ponto de não conseguir abrir os olhos.

A escolha do vidro também é importante, opte entre temperado ou laminado para proteger o ambiente.

 

Você pode gostar de ler também...