Saúde e Bem-Estar

Movimente-se: Saiba a importância da atividade física

Hoje, nosso tema envolve os exercícios. Respondemos 5 perguntas para tirar todas as dúvidas de como incluir a atividade física na sua vida.

A prática de atividade física, se resume em dissipar a nossa energia para movimentar nosso corpo.

atividade física

Já foi comprovado pela ciência que realizar alguma prática de exercícios é benéfico ao corpo e a mente.

Hoje em dia, muitas pessoas praticam algum esporte pela vaidade com o corpo, pela saúde e também pelo bem-estar. Qualquer que seja seu objetivo o exercício é bem-vindo.

São muitos os benefícios que a prática de atividade física traz: fortalecimento do corpo como os ossos, músculos e articulações, aumento da flexibilidade, perda de gordura, diminuição do colesterol ruim e aumenta o colesterol bom, melhora os níveis da diabetes, previne algumas doenças como infarto, derrame cerebral e problemas do coração, desenvolve habilidades psicomotoras, regulariza o sistema nervoso, ajuda a diminuir a tensão, melhora o fluxo sanguíneo, reduz a ansiedade e previne muitas outras doenças.

Uma boa atividade física precisa ser escolhida conforme as preferências do praticante para que você dê continuidade e não desanimar.

Muitas atividades exigem algumas habilidades, mas isso você adquiri com o tempo. As lesões conforme as práticas dos exercícios devem iniciar caso você não esteja fazendo o certo. Procure um profissional para te orientar.

  • Quais são os exercícios mais importantes?

Não existe um exercício ou esporte mais importante que o outro. O mais importante é que o praticante tenha uma noção de qual tipo de exercício é mais fácil e que traz mais prazer.

  • Quais as consequências de não praticar atividade física?

Nos últimos tempos, estudos e pesquisam mostram que um fator de risco para quem não prática nenhum exercício físico é a predisposição de ter doenças do coração, diabetes, obesidade, câncer, depressão e fraqueza.

Se comprar pessoas que praticam alguma atividade física pelo menos 90 minutos por semana, com relação ao que não fazem nenhuma prática é que os praticantes vivem até 3 anos mais.

  • Para os idosos, quais são os exercícios mais indicados?

Os exercícios aeróbicos são bastante indicados para pessoas idosas porque aprimoram o equilíbrio e a agilidade. Os exercícios de força também são indicados para desenvolver resistência e força e ajudar em atividades do dia a dia.

  • Quanto tempo é indicado para praticar alguma atividade física?

Pessoas de todas as ideias, podem realizar 150 minutos de atividades físicas por semana com intensidade moderada como por exemplo, caminhar rapidamente, atividades que envolvam fortalecer o músculo e melhorar a flexibilidade.

São 30 minutos de exercícios durante 5 dias da semana, que são suficientes para ajudar a ter uma vida mais saudável.

Caso tenha mais tempo e resistência, pode-se alternar atividade de intensidade moderada e alta 3 vezes por semana.

Lembrando que atividades de intensidade baixa geram bons impactos na sua saúde, melhorando níveis de colesterol, pressão e glicose.

  •  Pessoas com algum problema de saúde devem praticar exercícios físicos?

De maneira geral, todas as pessoas devem fazer a prática de atividade física, o que se deve tomar cuidado é que antes de iniciar qualquer prática, é necessário fazer uma consulta com um médico que irá pedir a realização de alguns exames para checar qual o melhor esporte se encaixa com a sua condição de saúde.

Movimente-se

A prática de exercícios ou esportes devem ser incentivados desde da infância quando as crianças estão no colégio, lembrando a importância de respeitar as limitações e as atividades de cada um.

Quando adulto é importante separar um tempo do seu dia para se dedicar mais a sua saúde, mesmo sabendo que temos um dia corrido, cheio de tarefas e obrigações. É extremamente importante não ficarmos parados e nos estimular sempre que pudermos para termos um futuro com mais saúde e disposição.

Mesmo na terceira idade, a prática não pode ser deixada de lado, para envelhecer com saúde é necessário exercitar a mente e o corpo. Busque sempre algo que te traga prazer e siga firme em direção a vida mais saudável.

Que tal começar hoje uma atividade física?

Você pode gostar de ler também...