Saúde e Bem-Estar

Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata

A campanha do outubro Rosa foca na prevenção ao câncer de mama. A campanha já é bastante conhecida por incentivar as mulheres a cuidarem da sua saúde. Mas e a saúde dos homens?

Para a conscientização masculina, foi criado o novembro Azul, que tem foco na prevenção ao câncer de próstata. Além da cor azul, há quem se disponha a deixar o bigode crescer durante o mês de novembro, já que no exterior a campanha é conhecida como Movember (Moustache + November), uma mistura de Bigode + novembro.

Hoje essa campanha já é mundial, e atualmente esse movimento leva o nome de “No shave november”, na tradução significa, novembro sem se barbear. Durante o mês de novembro os envolvidos não cultivam somente o bigode, mas também a barba.

No Brasil, o Câncer de Próstata é o segundo câncer mais comuns entre os homens, atrás apenas do câncer de pele, segundo os dados do INCA.

Sobre o câncer de próstata

A próstata é uma glândula no aparelho reprodutor masculino com a função principal de produzir o esperma. O câncer de próstata é quando as células desse órgão começam a se multiplicar de forma desordenada.

O câncer no início não apresenta nenhum sintoma, por isso é importante a realização de exames. Hoje existem dois exames para o diagnóstico da doença: o PSA, que permite rastrear e definir a sequência ideal de tratamento nos pacientes com neoplasia de próstata, e o temido exame de toque, que é rápido e indolor. Esse é o exame mais recomendado, já que o PSA sozinho não é eficaz. Os dois exames juntos conseguem diagnosticar 80% dos casos de câncer de próstata.

Os homens são mais resistentes em cuidar de sua saúde de forma preventiva, por isso na maioria das vezes a doença é descoberta em estado avançado.

Embora haja controvérsias, os exames para o diagnóstico precoce da doença, deve ser realizado anualmente. Para a maioria dos homens, recomenda-se que esses exames comecem a ser feitos aos 50 anos.

É fundamental que todo homem entenda que saúde deve ser colocada em primeiro lugar, acima de qualquer construção cultural que possa levar ao preconceito.

A Lopes apoia esta causa!

 

Você pode gostar de ler também...