Saúde e Bem-Estar

O equilíbrio entre o hoje e o amanhã

Li uns dias atrás um artigo sobre o comportamento da tal geração Y, da qual, pelo cálculo dos anos, eu faço parte.

O artigo compara as escolhas feitas pelos jovens atualmente com as escolhas da geração anterior.

É fato, hoje em dia existe uma grande preferência por viver experiências ao invés de buscar a estabilidade profissional e financeira.shutterstock_253606975

Nossos pais viveram em outra época, tinham que garantir o futuro e construir alguma coisa para serem considerados bem-sucedidos e não sofrerem na velhice. Hoje, queremos colecionar viagens, conhecer pessoas, culturas, nos aventurarmos por esse mundão sem limites.

Mas e o futuro?

Apesar de haver um comportamento padrão na maioria das pessoas que compõem as tais gerações, impossível generalizar. Na geração dos nossos pais, aquela em que a segurança valia mais, muitas pessoas chegaram à velhice sem uma casa própria, sem terem crescido na carreira, com dívidas, sem terem construído nada. A mesma coisa serve para a geração Y, muitos nos veem como inconsequentes que só pensam no presente e sem nenhuma responsabilidade para o futuro.

Como sempre existiu e sempre existirá, algumas pessoas passarão por esse mundo apenas para viver o momento numa tentativa incansável de se encontrar, não construirão nada e sofrerão na velhice dependendo do governo, e isso é independente de que geração pertencem.

Alguns jovens estão viajando pelo mundo, colecionando momentos inesquecíveis que só a vivência proporciona. Apenas quando nos jogamos ao desconhecido é que somos capazes de experimentar novas sensações. Isso jamais seria possível se optássemos por criar raízes e ficarmos sempre no mesmo lugar.

Mas eles não estão apenas pensando em torrar todo dinheiro nessas experiências. Cultivam o equilíbrio, investem parte do que ganham, estão pensando na hora em que precisarão parar. Por um motivo ou outro, esse tempo chega. E nada representa mais o sucesso do que passar por essa vida colhendo todo tipo de vivências e quando o corpo não acompanha mais o espírito, ter onde repousar.

É bom deixar claro  que não é minha intenção dizer o que é certo ou errado, bom ou ruim. Apenas citando comportamentos e cada um é responsável pela história que escreve e o que é melhor pra si.

Portanto, independente de que geração você pertence, se tiver oportunidade de sair por esse mundo maravilhoso que Deus criou, não hesite, mas nunca, por nenhum momento, esqueça que seu corpo pedirá para parar, diminuir o ritmo ou até mesmo criar raízes em determinado momento. Às vezes, acontece de repente, sem nos avisar e então você deve ter criado suas economias para ter a segurança e assistência que procura e merece!

O equilíbrio em tudo que decidas fazer é sempre uma escolha saudável!

Boas escolhas

Até logo
Maiara Xavier

Você pode gostar de ler também...