Pet Saúde e Bem-Estar

Pet no condomínio

Afinal, pode ou não pode?

Segundo a jurisprudência, pode, mesmo que as convenções condominiais e os regimentos internos do condomínio digam o contrário, no entanto, para garantir o direito à posse dos animais de estimação, os condôminos devem ficar atentos aos seguintes aspectos, a fim de evitar transtornos aos demais moradores:

Barulho no condomínio

Ruídos causados por animais de estimação (latidos, uivos, miados etc) são barulho como qualquer outro, ou seja, a perturbação do sossego da vizinhança só se caracteriza o barulho for produzido durante o horário de silêncio.

Cada cidade tem a uma legislação que determina o “horário de silêncio”, que geralmente fica entre as 20h e às 8h.

Dica de adestradores especialistas: para ensinar o cão a latir pouco quando ouve barulhos no corredor do prédio, na rua ou demais dependências do edifício, você pode borrifar um pouco de água gelada no focinho dele depois de alguns latidos, dando o comando “quieto” com tom de voz firme.

pet-no-apartamento

 

Higiene e a saúde dos animais de estimação em apartamento

Mantenha os animais vacinados e limpos. Não permita que o animal use as dependências do condomínio como banheiro. Ao sair para passear com ele, leve um saquinho para recolher os dejetos. Se você quiser educar o seu pet a usar o banheiro na rua, saiba que serão necessárias, pelo menos, quatro saídas diárias com o animal.

Uma maneira de educar os pets sobre o local certo para fazerem suas necessidades fisiológicas é separar um cantinho na área de serviço e cobrir com jornal. Existem “essências em gotas” que podem ajudar o bichinho a entender que aquele é o lugar certo. Quando o animal errar o lugar, nunca esfregue focinho deles nas fezes, nem grite. Isso evita traumas que podem levar a comportamentos nocivos à saúde do animal como, por exemplo, ficar segurando o xixi.

Segurança com pets em condomínio

Utilize apenas o elevador de serviço para transportar o seu animal, preferencialmente, quando estiver vazio. Se o pet for pequeno, pode ser de coleira e no colo ou na caixinha de transporte. Se for grande, só com coleira, guia curta e focinheira.
Sociabilizar e educar o animal com comandos para convivência com outras pessoas é sempre uma boa ideia.

Atividades para pet’s que vivem em imóveis fechados

Todo animal precisa liberar energia. Isso significa, brincar, andar e correr. Além de garantir a saúde do animal, esse ato vai deixar o animal mais feliz e tranquilo.

Se o seu pet fica sozinho em casa, deixe sempre algumas opções de entretenimento (brinquedos) a disposição dele.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...