sono
Saúde e Bem-Estar

Saiba quais são os distúrbios inimigos do sono

Segundo especialistas há diversos transtornos do sono, alguns ocorrem apenas durante o sono REM, outros não. O sonambulismo, por exemplo, ocorre durante o sono Não-REM. O sonâmbulo não sonha quando está em ação, ele age com movimentos puramente mecânicos. Por isso, ao contrário do que muitos dizem.

Ter sono no decorrer do dia é sinal de que o sono durante a noite não está sendo reparador. Esses e outros problemas relacionados ao sono devem ser tratados de forma específica e não genérica.

 

Insônia

O tempo necessário para o descanso reparador varia de uma pessoa para a outra. A maioria, porém, precisa dormir de sete a oito horas para acordar bem disposta. A insônia é a incapacidade de dormir. Há pessoas que dormem quatro ou cinco horas por noite, mas na realidade, necessitariam dormir mais. Para saber se está dormindo por um período adequado deve avaliar seu comportamento durante o dia. Acordar disposto e não ficar posteriormente cansado e desanimado é um sinal de que sua noite têm sido o suficiente.

sono

Apnéia

Há dois tipos de apnéia, a Apnéia Obstrutiva, derivada do ronco, é o travamento da respiração por alguns segundos devido ao entrave dentro do aparelho respiratório. A pessoa engasga com a própria língua ou palato, e pode ter uma parada respiratória durante mais de 10 segundos.

Já a Apnéia Central costuma aparecer em pessoas que não são obesas, sendo frequentemente associada à Insuficiência Cardíaca Congestiva.

Por mais que exercícios físicos ajudem a melhorar , para pacientes com apnéia podem agravar o problema, mas de forma geral o exercício físico ajuda a melhorar o sono. O ideal é conhecer o seu próprio processo de sono.

 

Bruxismo

Caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes durante o período de sono, a causa do bruxismo ainda não foi definida. A força realizada durante o bruxismo, pode provocar sintomas musculares e dentais, tais como: dor facial atípica, desconforto muscular principalmente ao morder, dores de cabeça, desgaste dos dentes e danos às gengivas. Um sintoma típico é o desgaste do esmalte dos dentes.

 

Refluxo Infantil

O refluxo infantil acontece devido à falha na válvula que separa o estômago e o esôfago. A alimentação volta e a criança pode se sufocar com o próprio vômito, o que pode levar á morte. Portanto é necessário observar a posição do bebê dentro do leito, deixando-o de lado durante a noite, além de se atentar na escolha do colchão, hoje em dia, temos opções de modelos levemente inclinados, para evitar o problema.

Esses são os principais problemas relacionados ao sono, é importante procurar um médico caso identifique os sintomas acima.

 

Você pode gostar de ler também...