Tecnologia e Mobile

Automação Residencial: Segurança na Ponta dos Dedos

A nossa casa é o nosso porto seguro, o local onde nos sentimos mais confortáveis. Não é a toa que quando estamos bem em algum lugar, costumamos dizer que estamos nos sentindo “em casa”. Mas a casa também é um imóvel, um bem valioso e deve ser protegido como tal. Para isso, a maioria das pessoas opta por um sistema de alarmes tradicional, ativado por uma senha de poucos dígitos que tem que ser compartilhada.

E se você pudesse ter um alarme que fosse acionado por meio da biometria e que funcionasse como uma rede social?

Automação Residencial: Segurança na Ponta dos Dedos
A segurança da sua casa na ponta dos seus dedos

Pode parecer coisa de filmes de ficção científica de Hollywood, mas isso já é realidade graças à Denox, uma empresa de Minas Gerais que criou um sistema de monitoramento inovador, que alia a tecnologias a uma rede colaborativa de vizinhos. A Central Denox funciona da seguinte maneira: todos os moradores e funcionários da residência ou da empresa têm a impressão digital registrada. Depois disso, o alarme pode ser armado e desarmado com o toque de um dedo, sem a necessidade de senhas. Todas as alterações no sistema são enviadas para um relatório que pode ser acessado em tempo real de qualquer tablet ou smartphone. É possível, assim, saber, quem entrou e quem saiu e a que horas isso aconteceu. Ao contrário das senhas, impressões digitais não podem ser copiadas ou imitadas.

Automação Residencial: Segurança na Ponta dos Dedos com a Denox
O cadastramento é rápido e fácil

O sistema também permite o cadastramento de vizinhos, familiares e amigos de confiança em uma espécie de rede social restrita. Em caso de movimentação suspeita, qualquer uma dessas pessoas pode alertar as demais e tomar quaisquer providências necessárias, mesmo que o morador esteja distante. Essa rede conta com um chat interno, privado, ao qual todos têm acesso e podem se comunicar em caso de qualquer suspeita.

Em caso de queda de energia ou que os aparelhos sejam propositalmente retirados da tomada, não há nenhum ônus de segurança. Os dispositivos têm autonomia e conversam entre si, sem precisar de constante alimentação elétrica, garantindo ainda mais segurança para a sua casa.

Com o aplicativo da Denox no tablet ou no smartphone, ainda é possível  armar o sistema de alarme à distância. Aquela tensão de não conseguir se lembrar se ativou ou não a segurança não existirá mais: a dúvida é resolvida na hora. O aplicativo ainda pode ser sincronizado com outros eletrônicos da casa, que também podem ser ligados e desligados de qualquer lugar. Imagine, por exemplo, um dia de calor forte. Você, logo que sai do trabalho, saca o celular o bolso e ativa o ar condicionado de casa. Quando abre a porta, vinte minutos depois, sente uma temperatura convidativa, e não aquele mesmo calor da rua. O seu porto seguro ainda mais seguro e convidativo.

Você pode gostar de ler também...

2 Comments

  1. Avatar

    Existe também um ótimos sistema brasileiro de automação residencial chamado Neocontrol. A plataforma Neocontrol pode automatizar toda a residência. De áudio e vídeo (home theater) à iluminação e CFTVs. Existem integradores e distribuidores por todos os estados brasileiros e o suporte ao cliente é, consequentemente, muito bom. @neocontrol

    1. Avatar

      Excelente! Obrigado pela dica Leonardo. Abs!

Comments are closed.