Sustentabilidade Tecnologia e Mobile

Como fazer o descarte correto do lixo eletrônico

Hoje em dia é comum as pessoas e até mesmo as empresas se preocuparem com reciclagem e investirem tempo na coleta seletiva. Mesmo assim, muita gente fica em dúvida sobre onde descartar lixo eletrônico e como fazer isso do jeito certo. Pensando nisso, respondemos as principais dúvidas para te ajudar na hora de se desfazer deste tipo de aparelho.

lixo eletrônico

O que é lixo eletrônico?

Lixo eletrônico é todo equipamento que jogamos fora, como pilhas, baterias, carregadores, celulares, computadores, lâmpadas etc. A cada ano, o mundo todo produz cerca de 40 milhões de toneladas desse tipo de lixo.

Por que o descarte correto de lixo eletrônico é importante?

A coleta de lixo eletrônico é muito importante para o meio ambiente. Esses equipamentos geralmente contêm metais pesados como mercúrio e chumbo, que podem contaminar o solo e a água, causando vários problemas à nossa saúde e aos animais e plantas da região. Além disso, aparelhos eletrônicos são feitos de plástico, metal ou vidro e esses materiais demoram anos para se decompor no solo.

Descartar equipamentos junto do lixo comum pode até prejudicar o seu bolso. No Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê multa para quem fizer o descarte inadequado.

Onde devo jogar o lixo eletrônico?

O primeiro passo é separar o lixo eletrônico dos resíduos orgânicos e dos materiais recicláveis, como papel, metal e plástico. Depois, pesquise quais empresas ou cooperativas próximas a você aceitam esse tipo de lixo para reciclagem.

Outra opção é pesquisar se o próprio fabricante do aparelho aceita a devolução para reaproveitar os materiais. Muitas empresas são obrigadas, por lei, a receber os equipamentos e fazer o descarte correto.

lixo eletrônico

No caso das pilhas, é ainda mais fácil. Em São Paulo, por exemplo, existem várias caixas coletoras espalhadas por supermercados, farmácias, bancos e outros estabelecimentos da cidade.

Para descartar lâmpadas fluorescentes, você precisa ter ainda mais cuidado. O ideal é embrulhar em jornal ou plástico bolha para evitar que quebrem e liberem mercúrio.

Se o seu equipamento ainda está em boas condições de uso, uma dica é doar para locais que atuam na área de inclusão digital. Assim você contribui para a qualidade de vida e o aprendizado de outras pessoas.

Seguindo essas dicas, você faz a sua parte para a preservação do meio ambiente e ainda incentiva a geração de empregos e a capacitação de profissionais.

O Seguro Residencial Youse também pode te ajudar nessa missão. Com a Assistência Sustentabilidade, que inclui o descarte de móveis e equipamentos, você só precisa acionar o seguro e a gente vai até sua casa buscar os objetos para levar ao melhor destino.

 

Sobre o autor:

A Youse é uma plataforma de vendas de seguros online que nasceu em 2016 como a InsurTech referência do Brasil.

Com o propósito de ser uma marca ousada, disruptiva e colaborativa, a Youse está transformando o mercado segurador com uma nova proposta de vendas de seguros 100% online, onde o cliente pode concluir a aquisição de uma apólice totalmente personalizada sem sair de casa, pelo celular ou pelo computador. São milhares de combinações personalizáveis de seguros para carro, casa e vida.

 

Leia também:

Crie um belo jardim com reciclagem e sustentabilidade

Os profissionais que constroem sonhos: Engenheiro e Arquiteto

Revestimentos alternativos e ecologicamente corretos

Você pode gostar de ler também...