Viagens

Pedra do Ingá

DSCF3089-min A Pedra do Ingá foi tombada em 1944, sendo o primeiro monumento arqueológico reconhecido como patrimônio nacional. O bloco rochoso mede 24 m de comprimento e 3,8 m de altura, sendo repleto de grafismos rupestres, mais conhecidos como itaquatiaras.

Os grafismos foram esculpidos em baixo-relevo, alguns lembram figuras humanas e animais, também há linhas onduladas, que remetem ao movimento das águas, além de muitos outros que procuramos semelhança com algo e não encontramos.

DSCF3013-min

A área que ocupa o Sítio Arqueológico é de cerca de 1000m², a pedra fica localizada à margem do Rio Bacamarte, formando um cenário de extrema beleza. Segundo Historiadores e Arqueólogos que já estudaram a área, as inscrições datam entre 2.000 e 5.000 a.p. Há grafismos tanto no bloco rochoso principal, como no leito do rio.

Além das belíssimas itaquatiaras, também há na localidade um prédio de apoio aos visitantes e um museu de história natural. O acervo do museu é composto de fósseis de animais extintos há mais de 10 mil anos e instrumentos de pedra polida. A vista ao Sítio Arqueológico da Pedra do Ingá é indispensável, ele é um dos mais importantes de todo o mundo.

Localização: Município de Ingá – Oeste da Paraíba, a 109 km de João Pessoa e a cerca de 46 km de Campina Grande.

Funcionamento: Diariamente, das 8h às 16h.

Entrada: Franca.

Mariana Gueiros é Geógrafa (UPE), Pós-Graduanda em Geografia (UPE), Palestrante, Empreendedora (Projeto Maravilhas de Pernambuco e Startup Maravilhas do Brasil) e Escritora (Guia 101 Maravilhas de Pernambuco).

Facebook: https://www.facebook.com/marianadgueiros

 

 

Você pode gostar de ler também...