Tecnologia

4 apps para continuar aprendendo no dia a dia

Em um mundo cada vez mais conectado e interligado, um minuto pode representar uma notícia que você não leu, um áudio que você não escutou, ou uma decisão que acabou passando desapercebida. Mais ainda, com todo esse fluxo de informações, um minuto pode representar uma valiosa lição a ser aprendida, seja em cursos de línguas ou apps que estimulam a cognição.

Mesmo sem estar ativamente aprendendo algo, os nossos cérebros estão acostumados a receberem diversos estímulos durante o dia. Muitos acabam virando ruído de fundo em uma tela frenética do dia a dia paulistano, enquanto outros acabam se mantendo enraizados nas nossas memórias. Nem sempre temos controle sobre o que e como seremos impactados, mas em certos momentos podemos definir aquilo que estamos consumindo.

Para os que têm sede em aprender novas teorias, técnicas ou sentem curiosidade por outras áreas estão bem servidos no que diz respeito à aplicativos e sites. Aqui reunimos alguns para que você também possa se aprofundar, seja no metrô, na padaria ou em qualquer lugar que esteja:

 

TED

O aplicativo do TED reúne palestras sobre todos os assuntos, ministradas por diversos estudiosos e especialistas das áreas em questão. Com mais de 2.000 palestras sobre assuntos diversos, como “A sua postura e linguagem corporal definem quem você é” até “Será que as escolas acabam com a criatividade?”, as palestras costumam expor aprendizados de análises e pesquisas acadêmicas envolvendo expoentes de cada setor.

apps

Além da vasta quantidade de conteúdo disponível, você também tem a opção de baixar as palestras para o seu dispositivo, podendo visualizá-las onde e quando for. Elas ficam armazenadas no teu dispositivo, e podem ser baixadas como vídeo ou áudio. Além disso, é possível segmentar os conteúdos disponíveis por duração e tema, para você se aprofundar tanto naquilo que você tem interesse sem precisar encerrar o aprendizado antes da hora.

 

Khan Academy

apps

A organização não governamental foi iniciada por Salman Khan, quando tentava ensinar um de seus primos online usando o Yahoo! Doodle Images. Após receber pedidos de outros para que os ensinassem também, decidiu fazer vídeo-tutoriais e subí-los ao Youtube para atingir o máximo de pessoas possíveis. De tão bem-sucedida, a empreitada se transformou em um projeto que recebeu doações de diversas empresas e iniciativas filantrópicas.

Hoje, a Khan Academy oferece desde ferramentas que auxiliam professores a educar seus alunos, como também diversas trilhas de aprendizado para incrementar o conhecimento individual de cada um de nós. Desde exercícios suplementais para o aluno até materiais de apoio para o professor, a plataforma oferece de tudo para o ecossistema educativo.

 

Luminosity

A plataforma conta com jogos para treinar e exercitar o cérebro, como também estatísticas de desempenho. Dessa maneira, além de exercitar a mente e desenvolver o raciocínio, o usuário tem acesso a um painel que permite com que ele acompanhe o seu progresso diário.

Com este aplicativo, você dispõe de mais de 25 modalidades de jogos para praticar. Existe também a possibilidade de optar por exercícios que treinem os seus pontos fracos, como também selecionar aqueles que você mais gosta para passar o tempo. O projeto foi realizado por cientistas e estudiosos das tarefas cognitivas e neuropsicológicas, que estão em constante desenvolvimento de novos exercícios que desenvolvam a cognição.

 

Coursera

Para quem sente saudades do ambiente escolar e de aprender novas teorias, ou precisa desenvolver alguma habilidade, o Coursera é para você. Com mais de 1.000 aulas de universidades renomadas e profissionais reconhecidos mundialmente, o aplicativo é ideal para quem não quer parar de aprender.

Em muitos casos você tem a opção de completar o curso de graça, podendo absorver o conhecimento sem pagar nada. No entanto, para aqueles que procuram se certificar ou um diploma da instituição em questão, um fee costuma ser cobrado. Com ele, você ganha acesso a outros materiais, como também feedback dos professores e conteúdo de apoio. As aulas variam de fotografia a biologia, incluindo história da música, de faculdades como Harvard, Yale, e diversas outras.

 

Autor: Paulo Gregorin é formado em Marketing pela ESPM, com certificações em Inovação e Tecnologia pela universidade de Stanford, na Califórnia.

Você pode gostar de ler também...