Viagens

4 razões para viajar com crianças

viajar com crianças

 

Você é daquelas pessoas que pensam que quando tiver filhos vai ter de parar de viajar? Ou você tem filhos e acha que é difícil e complicado viajar com crianças e conseguir se divertir? Antes de viajar, você pensa em toda a estrutura que o destino oferece para as crianças? Se você respondeu a sim a qualquer uma destas perguntas, este texto é para você. E o objetivo deste texto é derrubar mitos em relação a viagens com crianças.

 

Quero te contar neste post:

– Que existem muitos casais que continuam viajando após o nascimento dos filhos;

– Que é possível fazer viagens descomplicadas e divertidas com as crianças;

– Que você pode visitar qualquer lugar do mundo com seus filhos e não precisa se limitar aos lugares “adequados”;

– Quais são as minhas 4 razões para viajar com minha filha

 

É possível viajar mesmo após o nascimento dos filhos

Existem inúmeros casais que amam viajar e que, quando os filhos nascem, adaptam o tipo de viagem, mas continuam visitando lugares novos e explorando novos destinos com os filhos a tiracolo.

Eles acreditam (e eu faço parte desta turma) que temos de respeitar nossos valores de vida e transferi-los a nossos filhos e que viajar com crianças faz parte disso. Se nossos valores são conhecer novas culturas, expandir os horizontes, vivenciar novas experiências, respeitar as diferenças, temos de passar isso a nossos filhos.

É possível fazer viagens descomplicadas com crianças

Tendemos a pensar que uma viagem com os filhos é complicada, difícil de planejar e pode ser estressante, já que as crianças têm tanta energia.

Mas as viagens em família não precisam ser assim. Envolva seus filhos no preparativo das viagens, mostrando-lhes em um mapa ou globo o local que vocês vão visitar. Dê a eles guias de viagem coloridos, com desenhos e que mostre as principais atrações daquele lugar.

Abaixo, quero dividir com você as minhas 4 razões para viajar com minha filha e que acho que podem ser as 4 razões para as famílias viajarem com as crianças.

# 1 Fortalecimento do vínculo familiar

Quando viajamos, temos mais tempo livre e de qualidade com nossa família. Sem termos todas as atribuições do dia a dia, seja com trabalho, casa, entre tantas outras tarefas, temos mais tempo, energia e disposição para ficar com nossos filhos.

E este tempo de qualidade é importante para o desenvolvimento das crianças. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria e o Instituto Datafolha mostra que 71% das 1.525 crianças ouvidas se sentem tristes e muito tristes é quando ficam longe de suas famílias.

O núcleo familiar proporciona sensações de alegria e prazer para as crianças. Este convívio é decisivo para seu desenvolvimento emocional e cognitivo.

Oitenta e sete por cento das crianças entrevistadas se definiu como alegres e muito alegres quando estão na mesa com a família, quando pensam na mãe ou brincam com os irmãos.

Então, em uma viagem temos muitas chances de fortalecer este vínculo e contato familiar

 

# 2 As crianças aprendem na prática sobre temas diversos

O que é melhor na sua opinião? Ver a foto de um animal no livro ou vê-lo de verdade em seu habitat? Ouvir falar sobre Roma antiga ou visitar o Coliseu e entender mais como funcionava a política na época? Ver a foto de um sorvete e ouvir dizer que ele é gelado ou, de fato, experimentar o sorvete? Quando experimentamos alguma coisa, aprendemos melhor. E não é isso que queremos para nossos filhos?

 

# 3 Crianças (e adultos) desenvolvem tolerância e respeito às diferenças

Sempre dizemos que queremos criar crianças educadas, que aceitam as diferenças, sejam tolerantes, respeitem o próximo. Queremos que nosso filho respeite o idoso, o diferente, o meio ambiente. As viagens são grandes mestres nestes ensinamentos. Se criarmos nossos filhos em uma bolha, em que eles não têm contato com o diferente, eles não conseguirão respeitar o que não conhecem. Se dissermos a ele – respeite o meio ambiente – mas não deixá-lo mergulhar em uma cachoeira, pode ser que ele não desenvolva o amor necessário à natureza para querer protegê-la.

Quando viajamos, nos deparamos com pessoas e culturas muito diversas da nossa e percebemos como nossa opinião e modo de viver são apenas um dentre tantos que existem. Isso ensina a tolerância.


# 4 Todos aprendem habilidades para a vida

Durante as viagens, somos testados de diversas formas e aprendemos muito com estes testes e desafios. Aprendemos a lidar com o diferente, com o imprevisto, com o não-planejado. Desenvolvemos tolerância, paciência, jogo de cintura, atenção, foco, criatividade. São habilidades que as crianças levarão para a vida e as ajudarão em muitos desafios.

Espero que vocês tenham gostado. Se quiser saber mais sobre o tema Viagens com Crianças, se inscreva no Ciclo de Palestras sobre Viagens com Crianças Crescendo em Viagens AQUI. Inspire-se com histórias de famílias que rodam o mundo e aprenda ferramentas para viajar com economia com os maiores especialistas de viagem.

 

ÉRICA FRANÇA

Descrição: Érica é criadora e editora do blog Viajante em Tempo Integral onde dá dicas de viagens com crianças – de ferramentas e destinos para famílias que viajam com filhos.

Você pode gostar de ler também...