Viagens

Biquínis, praias e história: O que fazer em Cabo Frio?

A Princesinha do Atlântico pode ser reconhecida por suas belas praias, mas não é só isso que tem a oferecer aos milhares de turistas de veraneio que passam por lá durante a alta temporada. Com um comércio de artesanato e biquínis muito bem desenvolvido e belas paisagens naturais, Cabo Frio atrai diversos públicos que costumam retornar com frequência por conta da satisfação com a cidade.

Se você já leu os posts do Blog Ei Imóvel sobre as principais cidades do litoral do estado do Rio de Janeiro e ainda está em dúvida se vai procurar por casas para alugar em Cabo Frio, este post será decisivo.

Vem conferir cinco atividades para se fazer nesse recanto de verão:

Conhecer a história do Bairro da Passagem

O bairro mais antigo da região já era conhecido antes mesmo da fundação da vila de Nossa Senhora da Assunção de Cabo Frio. Foi lá que começaram as primeiras habitações e feitorias que deram origem a Cabo Frio que conhecemos. Ele possui este nome por ter sido parte do canal por onde se fazia a travessia para o Rio de Janeiro nos tempos coloniais. Hoje já não exerce esta função, mas é repleto de prédios tombados como patrimônio histórico da cidade, como a igreja de São Benedito.

A maior atração do Bairro da Passagem é seu polo gastronômico, com bares e restaurantes de ótima qualidade que ocupam antigas casinhas históricas restauradas. É uma ótima opção para se visitar numa tarde ensolarada ou uma noite quente em busca de paz, tranquilidade e história.

Curtir a praia

Não dá para visitar o litoral sem aproveitar as maravilhosas praias que ele nos oferece. Em Cabo Frio, estas são caracterizadas por suas areias claras, águas transparentes e, é claro, geladas como o nome da cidade sugere.

Por conta se sua localização privilegiada, Cabo Frio conta com várias praias aos seus arredores. Dentre elas, destacam-se três: a Praia do Forte, do Peró e das Conchas. A Praia do Forte é a principal da cidade e possui extensão de mais de 7,5 quilômetros. Ainda assim, é a mais movimentada e fica lotada na temporada. Quem é louco por surf deve ir para a Praia do Peró, onde as águas limpas e volumosas garantem boas ondas. Já quem busca uma atividade mais familiar, pode ir para a Praia das Conchas. Lá existem diversas atividades turísticas muito atrativas como esportes náuticos, aluguel de caiaques e cavalgadas sob o mar, além de quiosques de alimentação para todos os gostos.

Admirar a vista do Mirante do Forte

As belas praias da região também podem ser admiradas sob uma outra perspectiva: a do Mirante do Forte. Ele é localizado no Canto do Forte, em cima do Morro do Arpoador. Lá é possível ter uma bela visão da Praia do Forte e do próprio Forte São Mateus de um lado, e da Boca da Barra, onde a lagoa se encontra com o mar, do outro lado. O local é perfeito para quem quer aproveitar a natureza e sentir a brisa do mar. Garante belas fotografias, especialmente durante o pôr-do-Sol.

Se você gosta de belas paisagens e tiver tempo, aproveite também para fazer uma visita ao Forte São Mateus, onde é possível apreciar a orla, o Canal e a Ilha do Japonês. Nele ainda preservam-se canhões da época colonial, que serviam para proteção da região frente a invasões espanholas e holandesas. Dentro da casa há um espaço cultural para exposição de obras de artistas locais.

Comprar artesanatos na Feirinha da Praça da Cidadania

Próximo ao Museu do Surf e da Praça das Águas, outros atrativos muito interessantes da região, encontra-se a Praça da Cidadania, com mais de 200 boxes de comerciantes onde são vendidos artesanatos, variedades e alimentação. O local é ótimo para se passear com a família à noite e comprar lembrancinhas de artesãos, além de comer comidas típicas da região.

Como fica na área central da cidade, costuma ser bastante movimentado. Por outro lado, a localização facilita a visita à outros pontos turísticos já citados anteriormente, além da própria praia, que fica próxima.

Aproveitar os descontos da Rua dos Biquínis

Reconhecida pelo Guiness Book como o maior Shopping de Moda Praia a céu aberto do Brasil, a Rua dos Biquinis é parada obrigatória para quem pretende fazer umas comprinhas na região. O Shopping Gamboa conta com mais de 150 lojas de moda praia, fitness e acessórios, com preços a partir de 10 reais! Ele é localizado a menos de 800 metros das margens do Canal do Itarujú e a 200 metros da Ponte Feliciano Sodré.

O destaque dado a fabricação e comercialização de biquínis na região tem levado Cabo Frio a se tornar um grande polo de moda praia. Hoje, este setor consolida-se como o segundo maior empregador do município, ficando atrás apenas do turismo, e é o maior empregador feminino da região! Isso sim é empoderamento.

Para aproveitar o entorno com tudo que ele oferece, a dica é ir até a Rua dos Biquínis de balsa, partindo das margens do Canal do Itarujú, no calçadão, até o cais em frente a entrada principal. Esse passeio tem duração aproximada de 10 minutos e é totalmente gratuito. Na Rua também é possível encontrar ótimas opções de restaurantes, bares e lojas de artesanato.

 

Autor: Equipe Ei Imóvel

Você pode gostar de ler também...