Decoração e Paisagismo

Veja 5 dicas para projetar o espaço da churrasqueira

Pare para pensar: o que reúne amigos, serve de festa para comemorar aniversários, nascimentos e até casamentos e satisfaz a quase todos os brasileiros? A resposta está em um ótimo churrasco! Espaço de lazer para toda a família, a área de churrasqueira merece um destaque especial. Afinal, com a proliferação das varandas gourmet ou mesmo grandes áreas externas em casas aconchegantes, pode ter, na área destinada ao churrasco, todo o charme para receber visitas e acomodar a todos. Por isso, separamos cinco dicas primordiais para a criação de seu espaço da churrasqueira. Veja só!

espaço da churrasqueira


Conforto é essencial

O primeiro passo para pensar o espaço destinado aos churrascos aos finais de semana é, certamente, no conforto de todos os que o frequentarão. Logo, ao iniciar o desenho do projeto, pensar em quantas pessoas vão ocupar o espaço, bem como como ficará a área para as refeições próximas à churrasqueira é fundamental para o conforto de todos.

espaço da churrasqueira

Procure construir este espaço minimamente desenhado e bem arquitetado, para que todos possam aproveitar ao máximo a experiência de um bom churrasco. Além disso, ter uma mesa – tanto para o preparo dos alimentos, quanto para consumo destes, torna tudo mais fácil na hora de preparar uma carninha. Um pedreiro especializado em áreas externas pode dar vazão à criatividade e aproveitamento deste local de lazer e reuniões infinitas.

 

Defina o design

espaço da churrasqueira

O ideal deste espaço é que ele sirva de lugar de conveniência, não é mesmo? Por isso, tenha em mente que seu projeto de construção deve andar de mãos dadas com a comodidade. Armários, gavetas, bancadas e banquetas podem ser muito úteis, tanto para guardar os utensílios de cozinha, quanto para ajudar na decoração do ambiente.

Novamente o conforto aparece como mote: ao ter além dos utensílios, copos, pratos, talheres, guardanapos, etc.., evita que pessoas caminhem todo o tempo para a cozinha ou dispensa. É bem melhor que tudo esteja bem próximo. A instalação de uma geladeira, mesmo que pequena, também é indicada justamente para evitar idas e vindas da cozinha para o espaço da churrasqueira.

 

Do piso ao telhado

espaço da churrasqueira

A área do churrasco tem que ter uma pequena cobertura, principalmente, para proteger as pessoas em dias de chuva. No entanto, se você estiver em um espaço muito pequeno, pensar em um projeto que inclua um exaustor para a fumaça é fundamental. Afinal, ninguém vai querer deixar os convidados com cheiro de fumaça.

O piso escolhido não pode ser escorregadio. Escolha algo feito em cimento, tijolos, azulejos ou pisos de cerâmica ou pedras, pois estes ainda são resistentes ao calor. Outros fatores que devem ser bem pensados são os que envolvem a infraestrutura do lugar do churrasco: é preciso ter tomadas, pia com água corrente e bancadas para o manuseio das comidas.

 

Decoração da área

espaço da churrasqueira

Ser um pouco mais descontraído para decorar a área externa em que ficará a churrasqueira está permitido. O ambiente, que vai estar sempre cheio de gente para confraternizações, merece cores alegres e vivas. No entanto, se você gosta do estilo mais clássico, não tem problema! Basta escolher os armários e móveis em tons neutros e suaves, desde que, mais uma vez, o conforto esteja em primeiro lugar. Inclusive, diversos projetos para áreas externas ficam muito envolventes com uma decoração rústica. Permita-se inovar!

 

Ambiente mais verde

espaço da churrasqueira

Falamos acima sobre a importância de se livrar da fumaça no ambiente da churrasqueira. Em complemento, saiba que, criar um ambiente naturalmente ventilado e fresco é ideal para não atrapalhar os dias de festa. Além disso, criar uma área para uma pequena horta, com temperos naturais – que ainda podem melhorar e muito o sabor dos itens assados, deixará este ambiente com mais frescor e vida. Para tanto, escolha manjericão, alecrim, manjerona, sálvia e até alguns tipos de pimenta para brilhar naturalmente neste espaço.

 

Você pode gostar de ler também...