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5 dicas para administrar bem seu condomínio

Uma boa gestão de condomínio envolve diversos fatores. Isso porque além de administrar as questões burocráticas – como relação com condôminos, administradoras e prestadores de serviço – há ainda a organização das áreas comuns do prédio. Equipar os ambientes com porta guarda chuva e cinzeiros, por exemplo, também refere-se à gestão do condomínio.

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Uma boa maneira de começar a organizar esses espaços, é entender a real necessidade dos ambientes. Feito isso, vale apostar em equipamentos que facilitem a manutenção e, principalmente, o trabalho das equipes de limpeza ao longo do dia. Balde espremedor e carrinho de limpeza também podem auxiliar nesse quesito.

Listamos em nosso artigo de hoje 5 dicas para administrar bem seu condomínio. Temos certeza que as informações serão bem úteis. Acompanhe e boa leitura!

1. Terceirização de serviços

Principalmente quando falamos em grandes condomínios, a terceirização de serviços é considerada uma prática comum. Principalmente pela praticidade de gestão, já que não é preciso lidar diretamente com colaboradores.

É possível terceirizar equipes de jardinagem, segurança, limpeza, dentre outros. Você pode escolher pelos contratos que mais se adequam às suas necessidades.

Existe, por exemplo, a possibilidade de terceirizar o serviço de limpeza e, neste mesmo contrato, já incluir o fornecimento de equipamentos como carrinho de limpeza, balde espremedor e porta guarda-chuva, itens essenciais para a manutenção da limpeza.

2. Gestão da equipe de limpeza

Condomínios que preferem gerenciar internamente suas equipes de limpeza, devem se atentar ao suporte para os colaboradores – incluindo aí os materiais para execução do trabalho.

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Apostando em equipamentos funcionais, como o carrinho de limpeza e o balde espremedor, a equipe economiza tempo e entrega melhores resultados.

3. Fiscalização de festas e eventos

Para a boa relação entre os condôminos e tranquilidade do condomínio, é necessário criar regras (e fiscalizá-las) para uso de espaços comuns, como salões de festa. Delimitar um horário limite para os eventos é indispensável. Caso haja desrespeito, a aplicação de multas também é bem comum.

Lembre-se, ainda, de manter uma excelente estrutura dos ambientes específicos para esse fim: disponibilize, por exemplo, porta guarda-chuva, cinzeiros, mesas, cadeiras, geladeiras e freezers.

4. Prestação de contas

Fez uma compra grande com balde espremedor, cinzeiros e porta guarda chuva? Saiba que cada um desses itens deve constar na prestação de contas – que é anual. Quando falamos em finanças coletivas, transparência é a palavra-chave!

Solicite notas fiscais de todos os gastos. Além disso, antes de fechar com um fornecedor, não hesite em solicitar 3 ou mais orçamentos.

Todo condomínio deve ter um caixa emergencial. Isso evita que custos inesperados desequilibrem o caixa. Não deixe as contas no vermelho!

5. Aquisição de materiais

Como a aquisição de materiais em condomínios é expressiva, uma boa dica é optar por comprar com revendedores que já possuem experiência em faturamento para condomínios.

Encontrar uma empresa que forneça uma grande variedade de equipamentos, facilita a compra e resulta em economia financeira.

 

Autor: Tatiane – Administradora de Empresas por formação que encontrou no Marketing uma paixão. Produtora de conteúdo que ama criar e contribuir com as melhores estratégias de marketing para pequenas e médias empresas.

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