Saúde e Bem-Estar

As melhores dicas para conservar vegetais e frutas em casa (e quais os que não devem ir para a geladeira)

Não seria realmente fantástico se as frutas e vegetais que compramos se mantivessem em ótimo estado em casa durante muito tempo? Manter esses alimentos frescos por mais tempo tem a sua ciência!

conservar vegetais

Sabemos que não é fácil conservar vegetais e frutas por muito tempo, uma vez que são alimentos muito perecíveis, e o armazenamento inadequado de algumas frutas e vegetais pode causar a deterioração no sabor e na aparência, mas se você quiser aumentar a vida útil dos vegetais e frutas, continue lendo porque neste artigo eu vou revelar algumas dicas sobre como conservar adequadamente frutas e legumes, para garantir que estejam em perfeitas condições pelo maior período de tempo possível.

As melhores dicas para conservar vegetais e frutas em casa

1. Lavar antes de guardar

É conveniente lavar bem as frutas e vegetais, para eliminar os contaminantes, pois se não o fizer os alimentos vão se deteriorar mais rapidamente. Contudo, tem alimentos que vão durar mais tempo se não forem lavados, tais como os morangos, cogumelos ou ervas aromáticas (como manjericão e hortelã). Nestes casos, o mais indicado é lavar no momento em que vai consumi-los.

2. Separar as frutas e vegetais

Para otimizar a conservação, a primeira coisa a fazer é separar as frutas e vegetais. Ambos os tipos de alimentos têm propriedades, caraterísticas e maturação diferentes, e assim sendo os que amadurecem mais tarde podem apodrecer se estiver tudo junto. Muitas frutas ao amadurecerem emitem pequenas quantidades de etileno, fazendo com que os vegetais percam a clorofila e se estraguem, como tal alguns tipos de frutas e vegetais devem ser armazenados sozinhos, tais como maçãs, peras, melões, ameixas, abacates, berinjelas, tomates, cebolas, alface ou repolho.

3. A geladeira nem sempre é necessária

Embora tenhamos o hábito de colocar todas as frutas e vegetais na geladeira, isso nem sempre é o melhor para a sua conservação. A maioria deve estar a uma temperatura baixa, nos meses quentes, mas existem outros alimentos, como as batatas, cebolas e alho que não precisam ser colocados na geladeira dado que eles mantêm as suas propriedades fora da geladeira.

4. Agrupar as frutas e vegetais

Existem algumas frutas e vegetais que podem ser armazenados juntos, mas você deve prestar atenção a quais podem ser misturados, pois existem algumas frutas e vegetais com maturação rápida e estragam-se uma vez que amadurecem mais rapidamente, como por exemplo: uvas, melancia, abóboras, cenouras ou feijão verde. No entanto, há alimentos que podem ser armazenados juntamente com outros sem perigo para a sua conservação. Alguns exemplos: pimentões, frutas cítricas e também frutas vermelhas ou morangos, entre outros.

> Veja Aqui dicas sobre como cozinhar os vegetais de modo a obter a maior quantidade possível de nutrientes

5. Congelar

Embora possa parecer estranho, é possível congelar frutas e vegetais, para mantê-los em condições ideais de consumo por mais tempo. O ideal é não ter que fazer isso para que os alimentos não percam nenhumas de suas propriedades, mas se não estamos com ideias de consumi-los a breve prazo então o melhor é congelar mesmo.

A maneira mais eficiente de congelar esses alimentos é lavar eles e secar antes de congelar. Com os vegetais, o melhor é dar uma fervura de alguns minutos e depois congelá-los – deste modo conservam o sabor e propriedades durante mais tempo. Os únicos vegetais que não devem ser congelados são aqueles que têm um alto teor de água, como o aipo ou pepino, pois vão cristalizar e mudar a sua textura.

Autor: Carlos Pereira se interessa por assuntos relacionados a alimentação natural e alcalina e estilo de vida saudável. É criador do blog Dieta Alcalina

Você pode gostar de ler também...