Decoração e Paisagismo

 Sofá colorido: várias opções para a decoração de uma sala

Descubra como equilibrar e deixar a decoração da sala mais bonita e alegre com um sofá colorido

A sala de estar é o ponto de encontro de muitas famílias. É onde elas se juntam para conversar, relaxar, assistir um filme e realizar muitas outras tarefas.

E a peça de destaque, que não poderia faltar na decoração e composição desse ambiente é o sofá. Pois bem, a escolha desse móvel é um detalhe que os arquitetos e designers de interiores precisam se atentar bastante.

Como escolher o sofá ideal para a sala de estar de uma família? O que levar em consideração na hora de comprar? Seu tamanho, tecido, cor ou função?

Para quem gosta do diferente e quer fugir do tradicional vai ficar feliz em saber que existe uma variedade enorme de modelos disponíveis no mercado. Tem para todos os gostos e necessidades; do clássico ao moderno!

Fonte: Brunete Fraccaroli

E que tal investir em um sofá colorido? Essa é uma tendência de moda para casa que está em alta. Achou a ideia estranha? Saiba que é possível, sim, combinar esse tipo de peça com a sua sala. Não tenha medo!

 

As vantagens dos sofás coloridos para a decoração de interiores

Uma sala de estar mais colorida é capaz de transmitir às pessoas sensação de alegria e movimento; além de despertar outros tantos sentimentos positivos.

Independente do estilo, ela irá parecer mais confortável, autêntica, atrativa e encantadora aos olhos. Um verdadeiro espetáculo visual! E quem não gostaria de ter uma casa assim, não é mesmo?

Fonte: Pascali Semerdjian Arquitetos

Algumas pessoas, por alguma razão, podem ter medo de ousar. Mas, um sofá colorido é a solução perfeita para quem buscava dar aquele toque de charme à decoração da casa. Móveis assim são como pontos luminosos, destacando-se do restante dos elementos. Eles deixam os cenários onde se encontram mais animados, despojados e, ao mesmo tempo, elegantes. Por isso é que são considerados coringas da decoração!

Fonte: Mauricio Karam e Anna Maria Parisi

Como inserir sofás coloridos na decoração de interiores

Realmente, os sofás coloridos são peças muito bonitas. Mas, como encaixá-los nas decorações de forma equilibrada? Bem, há duas possibilidades.

A primeira é ambientar todo o resto da sala e deixar o sofá por último, colocando-o como destaque. Já a segunda é deixar todo o living no mesmo tom, integrando o sofá à paleta escolhida.

Quem tem medo de sobrecarregar a composição, pode optar por colocar um sofá colorido frente a um fundo de tons neutros.

Mas se a ideia é ter um ambiente cheio de vida o melhor é contrastar o móvel com outras cores fortes – cores em tons próximos também dariam um efeito fantástico, em degradê. A dica é estudar as combinações e ver o que fica melhor em sua casa.

Fonte: Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes

Com certeza, você deve estar se perguntando com o que cada cor combina mais! E o que pode ser utilizado em imóveis mais compactos. Bem, isto é o que dirá os parágrafos a seguir.

Sofás roxos e azuis

Sofás de grandes proporções ficam ótimos com cores mais fortes – com ressalva os mais robustos. Em ambientes tanto maiores quanto menores é sempre melhor aquelas peças de linhas puras, braços estreitos e encosto mais baixo – sem ser desconfortável para as costas.

Fonte: Mariana Martini

Os tons roxo e azul estão na moda. Um sofá nestas cores pode receber vários outros tons como complemento de decoração. Sobre ele pode haver almofadas e mantas em laranja, amarelo, ocre, rosa, lilás ou violeta, por exemplo – os tons neutros também caem muito bem.

Trata-se de uma combinação que deixa a sala de estar com visual bastante contemporâneo e bonito, agradando diferentes gostos.

Fonte: Débora Bz Brandão

Sofás amarelos e laranjas

Para garantir um visual equilibrado em uma sala com sofá amarelo ou laranja, uma medida segura é apostar em complementos de cores suaves. Por serem tons alegres, combinam bem com peças de estampas divertidas.

Mas, dependendo do caso, para neutralizar sua luminosidade, talvez seja melhor adicionar, ao seu redor, peças em cinza, azul escuro e até preto, deixando o ambiente mais chique.

Fonte: Olegário de Sá & Gilberto Cioni

Sofás vermelhos e rosas

Outras cores chamativas são o vermelho e o rosa. Quando sofás nestas cores estão bem adequados à decoração, transmitem a ideia de elegância. Só que para isso é necessário o complemento de acessórios em cores suaves e também escuras.

Fonte: Lídia Maciel e Brunete Fraccaroli

Uma ideia é pintar as paredes ao redor em tom bege, azul marinho ou marrom, por exemplo. Só cuidado, pois a combinação errada tende a deixar o ambiente muito brega!

Fonte: Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes

Sofás verdes

Sofás verdes, assim como os amarelos, permitem a criação de espaços mais intensos e alegres. Eles ficam visualmente agradáveis combinados com tons mais neutros – próprios de temáticas naturais, como vegetação e mar.

Mas, de acordo com a proposta do decorador, também podem ser contrastados com peças menores em vermelho ou rosa. Esta também é uma ótima opção para a decoração de uma sala!

Fonte: Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes

Ainda está com medo de investir em um sofá colorido? Siga as nossas dicas, não tem erro! Sua casa vai ficar bastante bonita, pode acreditar.

Estas dicas de decoração com sofás coloridos foram criadas pela equipe Viva Decora.

 

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...