Decoração e Paisagismo

Art Déco: Saiba como usar na sua decoração

A art déco surgiu nos anos 1920, na França e se estendeu pela América do Norte. O estilo influenciou diferentes expressões como a decoração, moda, design, arquitetura, mas foi nas artes decorativas que deixou o seu maior legado: brilho e geometria. O estilo art déco nasceu de uma combinação de vários movimentos do início do século XX.

Foto: Pinterest

O art déco relaciona-se em sua origem ao movimento de art nouveau que buscava explorar desenhos com motivos baseados em formas e ornamentos vegetais e florais. Já o art déco, trabalha os padrões menos rebuscados, com linhas geométricas e temas femininos e a fauna.

Foto: Pinterest

Chegada da Art déco no Brasil

A art déco chegou no Brasil no final da década de 1920, e teve uma força maior na arquitetura, alguns exemplos são o Elevador Lacerda, em Salvador, o Teatro Carlos Gomes e Central do Brasil, no Rio de Janeiro.

Foto: Pinterest

Como mobiliar sua casa no estilo art déco?

Para entrar na onda do art déco, o importante é vestir nos detalhes que são a grande marca dessa tendência. Aposte em espelhos, quadros com molduras retas, papel de parede trabalhado, cortinas douradas.

Foto: Pinterest

Entre os materiais mais populares do Art Déco estão aço inoxidável, madeiras nobres, mármore e vidro, além de tecidos lisos ou então com estampas geométricas. Com relação às cores, destaque para tonalidades sóbrias, como bege, marrom e rosa. A mobília que representa o estilo poderia ser resumida em uma peça, a chaise longue, considerada símbolo do Art Déco.

Foto: Pinterest

O segredo é compor pequenos detalhes de peças vintages como, vasos e lustres com mobiliário de formas mais retas.

Acabamentos de parede e rodapés

No estilo do Art déco, é permitido que você abuse de rodapés e revestimentos de parede. Os rodapés são revestimentos de madeira ou mármore, que funcionam como um complemento estético, além de protegerem a parede eventuais batidas. Os modelos mais clássicos, possuem rodapés rebuscados e ornamentais, já os mais minimalistas são apenas alguns detalhes sintéticos nas paredes.

Foto: Pinterest

 

Leia mais

+ Estilo rústico na decoração

+ 3 jeitos de copiar o estilo escandinavo na sua casa

+ O estilo de Frida Kahlo como inspiração em ambientes

Você pode gostar de ler também...