Decoração e Paisagismo

Backsplash: Mude a sua cozinha sem quebrar nada

Está pesando em renovar a cozinha sem gastar muito? Então você precisa conhecer o backsplash! Com ele é possível renovar a cozinha sem fazer quebra quebra. Muito comuns em cozinhas nos Estados Unidos e na Europa, os backsplash também têm se tornado uma tendência no Brasil.

Foto: Pinterest

Mas o que é backsplash?

Nos Estados Unidos não é comum recobrir a cozinha toda com materiais de cerâmica. As únicas partes que ganham um revestimento, são as áreas em frente à pia e o fogão. O restante do espaço ganha apenas uma demão de tinta. Esse tipo de opção visa baratear o custo da obra.

O backsplash se mostra extremamente útil para a limpeza e higienização da cozinha, pois esta área costuma sujar facilmente devido aos respingos de produtos e gordura.

Uma maneira de valorizar o revestimento é apostar na iluminação direcionada, tornando-o ainda mais bonito.

Outra forma de garantir um visual diferenciado é usar uma forte tendência de decoração: os azulejos de metro.

Foto: Minha Casa Minha Cara

Separamos algumas dicas de revestimento para backsplash de cozinhas. Confira!

Cerâmica

A cerâmica é o revestimento mais utilizado em áreas molhadas no país. Por ser considerado de baixo custo, esse revestimento se destaca por unir durabilidade, beleza e fácil manutenção.

Foto: Pinterest

Espelho

Uma opção bastante popular é o espelho que, além de elegante, da a sensação de ampliar a área da cozinha, deixando a maior. Nesse revestimento, pequenas manchas e gotas ficam mais visíveis, mas nada que um pano úmido não resolva.

Foto: Pinterest

Pintura em vidro

Outra opção é a utilização de pintura em vidro. Além de fácil de conservar, existe a opção de comprar a placa do tamanho que desejar. Além das inúmeras possibilidades de cor, esta opção é uma ótima maneira para quebrar a monotonia da cozinha.

Foto: BuiltbyWilson

Granito

Por ser um material impermeável, o granito é resistente e se torna um aliado no combate às bactérias e germes que podem surgir nessas áreas. A única desvantagem do granito é seu alto preço. Comparado aos outros materiais já citados, ele é um dos mais caros e acaba sendo colocado como última opção, uma vez que existem outras alternativas mais em conta e que podem desempenhar a mesma função.

Foto: Pinterest

O ponto positivo é que, praticamente, todos os materiais destinados à esses revestimentos são de fácil limpeza e manutenção, deixando a cozinha com um acabamento prático e elegante.

Leia mais:

+ Revestimentos 3ds: Inspirações para decorar a sua casa

+ Ladrilhos hidráulicos como escolher e deixar a cozinha linda

+ Dicas de revestimentos que estão em alta para cozinha

Você pode gostar de ler também...