Decoração e Paisagismo

Portas de correr podem deixar seu quarto incrível!

Descubra como as portas de correr podem deixar o seu quarto mais amplo e valorizado

Em um espaço residencial muito restrito, a pessoa tem que ser criativa para conseguir otimizar a área de planta e colocar todos os móveis e acessórios que deseja. Uma ótima alternativa de ampliar os ambientes é abusar das portas de correr.

 Portas de correr fazendo o fechamento de um closet. – Kali Arquitetura

Essa é uma estratégia que projetistas utilizam para liberar circulações entre às peças. Uma solução que pode ser resposta de como melhorar a decoração de seu quarto! Confira a seguir!

Mais um exemplo de closet com fechamento com portas de correr. – Ale Nasceubem

 

Quais os tipos existentes de portas de correr

Existem vários modelos diferentes e prontos de portas de correr à venda no mercado. Percorrendo as lojas de materiais de construção é possível encontrar folhas em madeira, PVC e alumínio. Algumas são mais caras e outras mais baratas. Tem aquelas que correm sobre trilhos, presas na parte superior e inferior; e as que possuem roldanas sofisticadas, deslizando suavemente em hastes presas à parede.

Porta de correr simples com funcionamento baseado no sistema de roldanas. – None None

Dependendo da proposta de decoração, o arquiteto ou designer pode optar por encomendar um modelo diferente de porta de correr a uma empresa especializada.

A vantagem disso é conseguir do fabricante uma peça única, que se adeque melhor às exigências de projeto. Desse modo, ela viria com as dimensões, cor, textura e acabamentos personalizados. E ainda apresentaria desenhos diversos.

As portas de correr até pode vir a ser um dos principais pontos focais no quarto. É permitido ao decorador sugerir que suas folhas sejam transparentes, revelando cantos obscuros do ambiente.

Pedir que sejam cobertas com espelhos, dando a ilusão de que o local é mais amplo e bem iluminado. Ou que tenham aberturas, permitindo uma melhor circulação de vento na área. Tudo vai depender das suas intenções de projeto, claro!

Roupeiro feito sob medida com fechamento em portas de correr espelhadas. – Vanja Maia

 

Onde instalar portas de correr em um quarto

Num primeiro momento, qualquer pessoa poderia pensar que as portas de correr devam ser usada apenas para dividir um cômodo de outro na casa. Mas, ela estaria enganada.

No quarto, por exemplo, as portas de correr podem ser usadas para fechar armários, ocultar espaços, dividir setores, ampliar circulações e mais. Com o avanço das tecnologias em materiais para arquitetura e decoração, ideias é que não faltam!

 

Quais as vantagens de ter portas de correr no quarto

Portas de correr sempre serão uma boa ideia para otimizar espaços. Na arquitetura, elas podem ser utilizadas para criar uma abertura do quarto para uma sacada, por exemplo.

Se o cômodo é uma suíte, a passagem para o banheiro comprometeria a circulação ao redor da cama ou impediria o acréscimo de mais um roupeiro no local. Daí, uma porta desse tipo resolveria a questão.

Quarto com acesso à varanda – destaque para a passagem pela porta balcão, de correr. – RAP Arquitetura e Interiores

Agora, se o ambiente possui dimensões ainda mais reduzidas, é muito provável que o roupeiro tenha de ser posicionado próximo à cama. Armários com portas comuns – de bater – ocupam mais espaço de planta, pois necessitam de um ângulo de noventa graus para sua total abertura.

Isso comprometeria demais o projeto, limitando as possibilidades de layout. Mais uma vez, uma porta de correr facilitaria as coisas!

Guarda-roupa com portas de correr. – Meet Arquitetura e Interiores

É comum, nos dias de hoje, ver vários bons modelos de guarda-roupas com portas de correr a venda nas lojas. A maioria é feita em MDF.

Dois exemplos de closet com armários fechados com portas de correr. – Conseil Brasil e Claudia Arakaki

Muitos têm as folhas revestidas com espelhos – que valorizam ainda mais a decoração e ajudam as pessoas no momento de montar o look. E outros possuem partes translúcidas, em acrílico ou vidro, servindo de painel para um aparelho televisor. Impressionante, não?!

Quarto com um detalhe muito especial, uma porta de correr utilizada também como suporte para televisor. – Sueli Zapparolli

Em um quarto, o arquiteto ou designer de interiores pode utilizar portas de correr para ocultar um sanitário, um closet, uma estante de livros, um mini atelier e mais.

Closet com design bem diferente parcialmente fechado com uma porta de correr. – Gislene Lopes

Como dito antes, ele pode usar o sistema para fazer o fechamento de um guarda-roupa; e desse modo também as sapateiras, nichos sobre a cabeceira e mais. Lembrando que mesmo as gavetas dos armários seguem esse princípio, o ‘de correr’.

Área do closet e penteadeira oculta com porta de correr. – Cristina Reinert

Percebeu o quanto as portas de correr estão presentes nos  projetos atuais de arquitetura e design? Entendeu como podem ser exploradas para melhorar a decoração de um quarto tanto de adulto quanto de criança? Invista nesta ideia para melhorar a estética e a funcionalidade de sua casa! Reveja as imagens apresentadas neste texto e inspire-se!

Estas dicas de como usar portas de correr em quartos foram criadas pela equipe Viva Decora.

 

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...