Decoração e Paisagismo

Sofá de veludo: A tendência que voltou para ficar

Tem modas que são intemporais e outras que podem regressar a qualquer momento, como o vintage. Muito do que se usou no passado, está voltando em releituras ainda mais modernas. O uso do veludo, por exemplo, já foi considerado algo muito antiquando, agora é uma forte tendência para a decoração.

Foto: Pinterest

O clássico da realeza

O veludo é um material que vem sendo usado na Europa há muitos séculos, desde o tempo das realezas e seus nobres castelos. A imagem do tecido de veludo, jamais é relacionada, pelos designers, a uma decoração simples e despojada. Pelo contrário, usá-lo em uma composição demonstra muita personalidade.

Foto: Pinterest

Deve-se ter muito cuidado na hora de aplicar esse tecido nos interiores, pois o material tem difícil caimento e grande peso visual, em excesso, a residência poderia ficar parecendo um cenário de filme de época.

Foto: Pinterest

O veludo é um tecido bem quente, quem mora em regiões frias pode tirar proveito nisso. Climatizar o ambiente pode ser uma solução, se você quiser muito ter um sofá de veludo e mora num lugar quente.
Se você procura um modelo diferenciado, escolha um sofá com detalhes em capitonê. Há quem ache esse acabamento cafona, mas tudo depende do contexto em que o sofá está inserido.

Foto: Simpli chique

Como limpar o sofá de veludo

Uma boa limpeza e manutenção correta do veludo são fundamentais para garantir que se mantenha limpo, conservado, e com cara de novo. O ideal é que logo quando o sofá chegue na sua casa, você deve impermeabilizar o tecido para prevenir que ele suje ou manche.
Sempre inicie a limpeza do sofá aspirando-o ou usando uma escova de cerdas macias para eliminar a poeira que estiver sobre ele. Depois de retirar o pó, faça uma solução caseira muito pratica parar limpar veludo. Misture um litro de água morna para ¼ de vinagre branco. Umedeça um pano limpo nessa mistura e passe no sofá.

Leia mais:

+ Sofá de couro: Dicas de como utilizar o couro para sofisticar o seu ambiente

+ Sofá colorido: várias opções para a decoração de uma sala

+ Dicas de mudança: como conservar seu sofá

Você pode gostar de ler também...