Decoração e Paisagismo

Muro de arrimo: Conheça mais sobre o muro de contenção em pedra

Algumas pessoas procuram por meios de cercar suas casas, para isolar o terreno ou a casa. A maneira mais convencional de se fazer isso é através da construção de muros, cercas de madeira, entre outros. Porém há uma nova forma de construir um muro e se chama muro de arrimo.

Foto: Pinterest

O que é muro de arrimo?

O muro de arrimo também conhecido como parede de contenção, é uma construção imprescindível para quem possui um terreno declive ou aclive.  Em terrenos com inclinação, o muro de arrimo ou contenção evita a erosão e o desmoronamento de construções ocasionadas pela movimentação de terra. Outra função do muro de arrimo é nivelar o terreno para sustentar a estrutura do imóvel.

Para suportar a grande pressão exercida do solo contra o muro de arrimo, a construção precisa ser reforçada e calculada por meio de estudos.

Esse tipo de muro, depende de cálculos cuidadosamente dimensionados, somente profissionais habilitados, tais como, engenheiros civis, podem garantir a perfeita execução da obra.

Foto: Casa e Festa

Em estradas, o muro de arrimo é construído para conter as encostas que deslizam com a ação da água da chuva. O excesso de umidade aumenta a pressão sobre as paredes do muro de arrimo, por isso sua estrutura possui aberturas para a drenagem da água.

Foto: Redav

Tipos de muro de arrimo

A construção do muro de arrimo pode ser feita através de diversas maneiras, para saber seu tipo de terreno é preciso analisar o solo encontrado, somente após a análise é possível começar a obra.

Foto: Pinterest

Existem basicamente dois tipos de muro de arrimo, por gravidade ou contenção e a utilização de cada um pode ser determinado pela dimensão da parede. O muro de arrimo por gravidade é feito com pedras e argamassas apoiadas em uma sapata de fundação, esse tipo de muro utiliza o próprio peso de sua estrutura para realizar a contenção.

Para fazer um muro de arrimo, procure um profissional capacitado!

Leia mais:

+ Jardim vertical: Conheça as espécies de plantas ideais para o seu ambiente

+ Como fazer um projeto de iluminação para área externa

+ Modelos de fachadas de casas lindas

Você pode gostar de ler também...