Conheça seu bairro

Liberdade: o Japão na cidade de São Paulo

O bairro da Liberdade é realmente um pedaço do Japão na cidade de São Paulo. A imigração dos japoneses para o Brasil começou em 1908 e, desde então calcula-se que há mais de 400 mil japoneses e descendentes morando na capital.

Na bagagem, esses imigrantes trouxeram gastronomia, literatura, cultura, arquitetura e um novo point aos paulistanos.

Foto: UOL

Cultura

O Museu Histórico da Imigração Japonesa localizado no prédio do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social e mantido pelo mesmo, é o maior museu sobre a imigração japonesa e possui mais de 97.000 itens no seu acervo pertencentes aos imigrantes, que vão de objetos, diários, pinturas, documentos e muito mais, é uma ótima oportunidade de saber mais sobre a imigração japonesa, desde a chegada dos imigrantes no Brasil até os dias atuais.

Foto: Fui ser Viajante

O bairro esconde lugares poucos conhecidos em São Paulo, mas que são importantes para a história do bairro, como a Chácara Tabatinguera que foi uma das primeiras regiões ocupadas no bairro e onde foi construído o Palacete Conde de Sarzedas, também conhecido como Palacete do Amor.

Foto: Refúgios Urbanos

Outra atração pouco conhecida, mas que vale estar no seu roteiro, é a Igreja Menino Jesus, que apesar de pequena apresenta uma beleza bem singular.

Foto: Wikipedia

Gastronomia

Lugares onde comer na Liberdade é o que não falta, por isso aproveitar a sua gastronomia é algo que não se deve deixar de fazer na Liberdade, entre as melhores escolhas está o Espaço Kazu. Para quem deseja experimentar Lámen, ali perto se encontra o tradicional Restaurante Hinodê e para tomar um café em um ambiente moderno e cheio de estilo provando crepes japoneses não deixe de passar no Hachi crepe e café.

Foto: The Fork

Lazer

A Feira de Arte, Artesanato e Cultura da Liberdade, conhecida como Feirinha da Liberdade é uma das atrações mais tradicionais e movimentadas do bairro, ela acontece desde 1975. Vale a pena conhecer, principalmente se você tem interesse em experimentar comidas típicas do Japão.

Foto: Projeto São Paulo City

Foto: Catraca Livre

Leia mais:

+ Consolação: O bairro mais versátil de São Paulo

+ Parada inglesa: Conheça um dos bairros mais completos da Zona Norte

+ Santana: Motivos para morar no bairro mais importante da Zona Norte

Você pode gostar de ler também...