Decoração e Paisagismo

Memphis: o estilo dos anos 80

O Memphis foi um estilo de design criado por um grupo italiano de designers e arquitetos em 1981. Fundado em Milão por Ettore Sottsass, (que ficou conhecido por pela máquina de escrever Valentina, em plástico colorido, para a Olivetti) o coletivo criava móveis, tecidos, cerâmicas, vidros e objetos metálicos com estética pós-moderna nos anos 80 (período de 1981 a 1987).

O grupo foi batizado de Memphis, por causa da música de Bob Dylan (Stuck Inside of Mobile with the Memphis Blues Again), que tocava durante essa reunião. Nascia assim o movimento Memphis, como uma resposta audaciosa a seriedade entre estética e funcionalidade da Bauhaus. As inspirações estéticas vinham do Art Déco, da Pop Art, do estilo Kitsch dos anos 50 e de temas futuristas.

Mesmo com a separação do grupo em 1988, o movimento Memphis acabou se transformando em uma das maiores expressões da Cultura pop.

Estilo Memphis na decoração

O Memphis abriu espaço para a criação artística no campo da produção de mobílias e objetos de decoração, com o uso de cores fortes e formas únicas, de maneira experimental e excêntrica. Um ambiente totalmente decorado com esse conceito pode deixar o ambiente com muita informação, o ideal é aplicar essa profusão de cores e formas em detalhes ou em alguns objetos.

Foto: DeluxFoto: PinterestFoto: PinterestFoto: Pinterest

 Foto: Pinterest

Apartamento do Karl Lagerfeld

Estilo Memphis no Design

No Design, dentro das vertentes gráficas, editoriais e de produto, o Memphis tem ganhado destaque ao redor do mundo. É comum encontrarmos identidades visuais, patterns, tipografias e outros elementos gráficos inspirados no estilo.

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

Memphis, o retorno

O retorno do Memphis é bastante recente, por volta do início de 2014 quando a estilista Nathalie Du Pasquier, integrante da formação original do grupo Memphis desenhou uma linha de roupas para American Apparel. As estampas foram inspiradas pelo seu próprio estilo criado na década de 80.

Foto:  The blogazine

Acredita-se que o Memphis seja um dos estilos de animação mais democrático na atualidade, pois todo e qualquer profissional que tenha o bom sendo para saber o que fica agradável, tem a possibilidade de criar coisas incríveis.

Você pode gostar de ler também...