Decoração e Paisagismo

Como trazer ideias inovadoras para a decoração da sua casa

Trazer objetos e produtos inovadores para a decoração da própria casa é o sonho de muitas pessoas, especialmente daquelas que adoram mudanças. Contudo, realizar algo realmente inovador não é fácil e nem mesmo pode ser adquirido em qualquer lojinha de decoração.

Visando ajudar você que quer investir em uma decoração totalmente nova e com a sua cara, separamos três dicas fáceis e, o melhor, baratas, para dar vida a ambientes modernos e completamente inovadores! Confira!  

 

1. Invista em cores

3 dicas para aliar a decoração com objetos essenciais
Foto: Pinterest

Uma fábrica que conta com um elevador de carga não pode se dar ao luxo de colocar objetos e produtos inovadores em suas instalações, visto que poderá obstruir as vias e dificultar o transporte das mercadorias de um pavimento para outro. No entanto, isso não significa que o ambiente precisa ser feio e monótono.

Colocando isso em uma realidade doméstica, nem sempre você gosta ou pode investir em muitos itens decorativos e móveis, devendo buscar alternativas para conseguir deixar um ambiente de um jeito agradável, mas sem muitos bens materiais. Uma ótima maneira de fazer isso é justamente investindo nas cores certas!

Imagine uma sala de estar. Um simples sofá colorido na frente de uma parede branca com um quadro pode ser o suficiente para deixar um ambiente charmoso e aconchegante. Ah, e as cores não podem – nem deve! – se limitar aos móveis, visto que você pode investir em artes e grafites na própria parede!  

 

2. Invista em formas geométricas

3 dicas para aliar a decoração com objetos essenciais
Foto: Pinterest

Considerada uma maneira de decorar com muita personalidade e estilo, a utilização de formas geométricas é um dos principais símbolos da modernidade e da inovação na realização da prática. Assim como o uso das cores, a técnica também pode ser aplicada na escolha de móveis e na pintura das paredes.

Por mais que ela seja considerada algo inovador, a decoração geométrica tem as suas raízes na idade da pedra, mais precisamente nos desenhos desenvolvidos nas paredes de cavernas, que costumavam apresentar muitas formas.

Mas atenção, é sempre bom lembrar a importância de realizar a aplicação da manta asfáltica para telhado ou de qualquer outro impermeabilizante na construção antes de começar a investir em pinturas de formas nas paredes. Afinal, seria horrível que a decoração fosse danificada por infiltrações ou rachaduras.  

 

3. Invista no DIY

Não tem como falar sobre decoração inovadora sem destacar a importância do “Do it Yourself” (DIY), na tradução literal: “faça você mesmo”, para garantir ideias 100% novas, criativas e sustentáveis.

O primeiro passo para fazer isso é repensar sobre o descarte de lixo eletrônico ou de qualquer outra natureza, como plásticos, papel, metal, vidro, madeira, dentre vários outros, que poderiam ser reutilizados ou reciclados para a criação de novos itens.

Se você conhece a política dos 4R’s da sustentabilidade, que refere-se às práticas de repensar, reduzir, reutilizar e reciclar, consegue notar facilmente a relação entre o DIY com a preservação do meio ambiente. Agora, caso não conheça, vamos para um exemplo prático!

Imagine que a sua família consome semanalmente cinco garrafas de refrigerante. Em vez de jogá-las fora, por que você não cria vasinhos para colocar plantinhas e dar um ar mais leve para o ambiente?

Para você ter uma noção, o plástico leva em média 400 anos para se decompor na natureza. Impedindo que ele vá parar lá, você já ajudou no mínimo mais quatro gerações e ainda conseguiu itens decorativos exclusivos.

E não é apenas esse produto que pode ser transformado em decoração! Isso porque você pode criar sapateiras com caixas de papelão, estantes com caixotes de madeira, luminária com palitos de sorvete, cestos de roupas com barris velhos e por aí vai!

Gostou do nosso post sobre como trazer ideias inovadoras para a decoração da sua casa? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.  

 

Leia mais:

3 dicas para deixar um ambiente mais agradável

Como adaptar a decoração hall de entrada durante a pandemia

Cascata em casa: 7 ideias para te inspirar e como fazer

Você pode gostar de ler também...