Arquitetura

Alterações na varanda: cuidado com as normas do condomínio

Reforma na varanda não deve mexer na harmonia da fachada do prédio. Veja quais mudanças são permitidas

Varanda

Seja para tornar sua varanda um pouco mais gourmet e funcional. Ou ainda apenas para que este ambiente também combine com a reforma que já foi feita dentro de casa, como pintar uma simples parede, por exemplo: alterações na varanda devem acontecer totalmente de acordo com as normas do condomínio. Tudo porque cada condomínio residencial tem suas próprias regras de convivência e harmonia entre os condôminos e apartamentos.

Portanto, antes de pensar em alterar sua varanda, consulte o estatuto de normas de seu prédio. Além disso, chame um pedreiro especializado para que, dentro das tais normas, nada saia do formato permitido. Veja mais dicas e tenha a varanda que sempre sonhou, sem desrespeitar nenhuma regra.

Ar-condicionado, varanda gourmet e vidros

Varanda

Geralmente, os condomínios são maleáveis quanto a instalação de vidros (cercando a varanda), bem como também de um sistema de ar-condicionado. Entretanto, os vidros que circundam o espaço devem ser padrões com o acordado geralmente em assembleias, tendo um padrão de cor e transparência, para que não destoe do restante do prédio.

O sistema de ar-condicionado também deve seguir as regras, como posicionamento do aparelho e tubos de circulação de ar. Se o seu plano envolve a instalação de uma área gourmet, é fundamental fazer um estudo do espaço, bem como das instalações que serão necessárias. Se o prédio não suportar tais adereços, vale desistir à ganhar uma dor de cabeça extra.

Integração varanda e sala de estar

Uma das coisas que pode ser bem interessante e tampouco não atrapalhar o projeto e harmonização do prédio é a integração da varanda à sala de estar, como se fossem um grande loft. Mesmo assim, é preciso estudar o estatuto de normas e ter um bom pedreiro e projetista para que nada saia errado.

Varanda

Este tipo de reforma consiste, geralmente, em derrubar a estrutura que separa os cômodos, dentro do apartamento. Mas cuidado: este tipo de obra pode mexer na estrutura interna do espaço, como retirar uma parede de sustentação, por exemplo.

Cores e adereços

Da mesma forma que geralmente os condomínios não permitem alterações na estrutura da varanda, é preciso tomar cuidado com outras mudanças: o uso de texturas, cores fortes ou mesmo pintura das grades de uma cor diferente a aplicada no restante do prédio.

Varanda

Além disso, mesmo que não haja uma reforma: somente a instalação de iluminação, redes de descanso ou a distribuição de plantas diversas no ambiente da varanda, uma comunicação deve ser feita à administração do condomínio para que não haja problemas mais graves com o descumprimento de normas. Siga as regras e use a criatividade dentro do que for permitido para deixar sua varanda com o seu jeito.

 

Autor: Adriana Lima– 24 anos, jornalista e apaixonada por decoração

Você pode gostar de ler também...