Arquitetura

Como o marketing influencia as vendas de projetos arquitetônicos e o mercado imobiliário 

Vamos falar um pouco sobre a história do marketing, e quando falamos disso não podemos deixar de pensar que na própria gênese do comércio o marketing é um campo de estudo novo se comparado com tantos outros campos de profissões que temos a nossa disposição atualmente.

A primeira demonstração pública de silhuetas em movimento televisionadas foi feita em 25 de março de 1925 e em 1941 foi feito o primeiro anúncio de Tv do qual mantemos registro. Em 1954, menos de quinze anos depois, os anúncios de Tv já tinham superado a receita obtida com o marketing via revistas e rádio. O conceito moderno de marketing surgiu no pós-guerra, na década de 1950, quando ocorreu um maior avanço de industrialização mundial, que fez com que houvesse uma acirrada competição entre as empresas e maior disputa pelos mercados.

O simples processo de produção e de vendas de produtos com qualidade, e de serviços, já não era suficiente para o alcance de receitas e lucros vislumbrados pelas empresas, o cliente passou a ter o poder de escolha, selecionando qual das alternativas disponíveis no mercado lhe proporcionaria a melhor relação entre custo e benefício. As organizações, reconhecendo que a decisão final sobre a compra dos produtos estaria nas mãos dos clientes, começaram a criar e desenvolver técnicas como pesquisa de mercado, comunicação das qualidades e benefícios dos produtos em veículos de massa, expansão e diversificação dos canais de distribuição, adequação de produtos e serviços de acordo com as necessidades e desejos dos clientes, demonstrando então que a sociedade esperava muito pela realização de novos meios de comunicação e novas ferramentas para interagir com o mundo à sua volta.

Qual a ligação do Marketing com a arquitetura?

O marketing encontra formas de aproveitar o potencial em cada detalhe, infiltrando em cada abertura que caiba ele e todo seu histórico genial. Quem faz uma ótima dupla com ele é a arquitetura, que é uma profissão, apesar de toda parte subjetiva, voltada para o visual. Considerada parte da história da arte, a arquitetura sempre esteve estampada nos principais meios de comunicação, caminhando lado a lado com o avanço tecnológico da publicidade.

O marketing auxilia o caminhar da arquitetura, possibilitando a automatização do seu relacionamento e a comunicação de forma efetiva e crescente, podendo ajudar com o posicionamento da sua marca, filtrando seu público alvo e fazendo muita diferença no dia a dia. Mesmo que os cartões de visita do arquiteto ainda sejam usados, o marketing digital consegue te colocar presente e ativo em redes sociais.

Quais as melhores mídias sociais para Arquitetura?

 O Instagram é atualmente a mais importante plataforma para esse mercado, tornando-se uma poderosa ferramenta para a divulgação de projetos, contato com o cliente, apresentação de tendências, fazendo toda a diferença para arquitetura.
Temos uma porcentagem muito grande de pessoas que acreditam em redes sociais de sucesso para o marketing de sua empresa, porém, muitas pensam apenas no Facebook e Instagram, mas se enganam, pois o Pinterest e YouTube são ótimas ferramentas de trabalho.

Então devemos abandonar os métodos antigos?

Parece que tudo hoje é movimentado online, mas ainda é importante ter em mãos um bom portfólio e que ele esteja atualizado com boas fotos. Muitos arquitetos, chegam a pagar fotógrafos profissionais para que os projetos concluídos sejam fotografados, atraindo assim mais clientes. Vale lembrar que, nada disso serviria para absolutamente nada se ainda assim não fossemos capazes de fazer uso da bela e velha gentileza, ser gentil, amável, pois se colocar sempre no lugar do outro é uma condição e um total sinal de empatia e respeito.

Um arquiteto é alguém que vai promover o sonho de outro alguém, colocar cada centavo que aquelas pessoas juntaram e confiando que ele transforme seus sonhos em algo concreto, então seja gentil em suas relações profissionais e busque fazer pelo outro aquilo que gostaria que fizessem por você.

Como o mercado imobiliário reage ao avanço do marketing?

Apesar de serem áreas aparentemente distintas, a arquitetura e o mercado imobiliário têm muito mais em comum do que imaginamos. Já sabemos que o marketing é sobre satisfazer as pessoas, que serão talvez futuros clientes, então, é preciso encantá-los, chama-los para o time e conquistar um espaço para brotar sentimentos de pertencimento a aquilo que veem, e ouve, e já sabemos que o conteúdo é fogo, e as mídias sociais são pura gasolina esperando para acontecer.

Ao abrirmos o Facebook quase sempre vemos muitas publicações de anúncios sobre vendas e aluguéis de apartamentos, casas, galpões, sala em prédios administrativos entre outros. O uso de tecnologias e técnicas eficientes se tornou fundamental, e como já foi dito, é a receita de sucesso em qualquer setor, ainda mais dentro do mercado imobiliário onde a pressão por resultados positivos é um desafio corrido e ardiloso. Corretores, investidores e envolvidos no mercado imobiliário tiveram que passar por uma atualização constante, um exemplo é , o ainda usado, cartão de visita do corretor, que servia como contato “direto” com o cliente, e que atualmente foi substituído por uma página no Facebook ou Instagram.

Qual a conclusão podemos chegar sobre o “novo marketing” e os dois mercados?

O momento atual é delicado e está em constante modificação, muitos clientes criaram resistência e não se atraem mais de forma natural pelo mercado, estão mais exigentes e blindados contra ofertas oportunistas, por isso é necessário estar um passo à frente para não cair, sempre criando meios para estar conectado.

Não pense que chegou a hora de abandonar velhos hábitos, saiba que um bom cartão de visita, um bom trabalho de panfletagem ou até um outdoor, ainda pode fazer muito pela sua estratégia de divulgação. O marketing entra nessa guerra como um bom amigo que vai traçar as melhores rotas até chegar a um bom caminho, ofertando ótimas ferramentas que serão utilizadas pelos corretores de imóveis, arquitetos e envolvidos, de forma justa. Aceite o novo e faça dele o seu melhor aliado.

Autor: Talita Santos, Psicóloga Junguiana e apaixonada pela vida. 

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